Uma figura de Contrafuso permite manipular o fuso principal e o contrafuso. Geralmente, essas figuras são utilizadas para transferir o bloco de um fuso para o outro. Existem duas maneiras de transferir operações no FeatureCAM:
- Programar cada operação utilizando figuras de Contrafuso. Para isso você precisa criar a sequência apropriada de figuras de Contrafuso para a sua peça. Você também precisa utilizar um pós-processador que satisfaça adequadamente todos os formatos de contrafuso necessários.
- Utilizar um add-in (macro) que cria um bloco inteiro de código G descrevendo a transferência de um formato personalizado no pós-processador. Simulação de máquina é fornecida pelo add-in. Esse método pode geralmente ser programado de maneira mais rápida, mas retém grande parte da flexibilidade para vários tipos de transferência. Também é conveniente caso você já possua uma sequência de transferência padrão em código G e deseje simplesmente inserir no seu programa NC. Esperamos fornecer esse método diretamente no FeatureCAM em versões futuras.
Para utilizar o segundo método, carregue um dos seguintes add-ins:
- Subspindle_Transfer_UDF_1Turret.bas, para máquinas com uma única torre
- Subspindle_Transfer_UDF_2Turret.bas, para máquinas com duas torres
Esses arquivos estão localizados na pasta Addins da sua instalação do FeatureCAM, que também contém documentação (Subspindle_Transfer_UDF.doc) para utilização dos add-ins. Consulte também Figura definida pelo usuário para maiores informações.
Existe apenas um tipo de figura para contrafusos, mas que realiza várias tarefas diferentes.
Primeiro você especifica qual fuso deseja controlar, o fuso principal ou contrafuso; você então seleciona a ação que deseja realizar: