Definindo movimentação de componente

O segundo estágio na construção do seu arquivo MD é definir quais sólidos trabalham em quais eixos, utilizando o diálogo Especificar Movimento. Você pode definir movimentos de eixo rotativo e linear para todos os tipos de máquina, desde máquinas simples de fresamento 3-eixos até máquinas torno/fresa completas.

No exemplo a seguir, o sólido z_slide está selecionado.

Considerando que esse sólido se move no eixo Z, a opção Mov. +delta Z é selecionada na seção Mangote ferr.

Caso ocorresse em vez disso um movimento Z na mesa, selecionaríamos a opção Mov. -delta Z na seção Mesa.

Embora esse componente também se mova no eixo X, isso não é selecionado porque o sólido atrás dele controla o movimento relacionado a esse sólido quando configurarmos nossas relações pai/filho.

Nota: Se um componente de máquina em particular apresentar movimento composto (o que significa que o movimento ocorre em torno de um eixo não-ortogonal), isso não pode ser configurado no módulo de simulação de máquina, mas você pode utilizar um script BASIC associado ao arquivo MD.

Movimento para máquinas de torneamento com barramento inclinado

Vários tornos e máquinas torno/fresa apresentam um design de barramento inclinado que exige movimento linear composto para o porta-ferramenta. Quando você cria o design de máquina, pode ser mais fácil ignorar o barramento inclinado e especificar apenas o movimento X e Y no sistema de coordenadas da máquina. Você pode desabilitar avisos de colisão ao testar a simulação para verificar funções mais básicas, como por exemplo se o bloco e a ferramenta interagem adequadamente. Então volte e configure o movimento correto para o barramento inclinado.