Máquinas ferramentas 5-eixos não garantem (e frequentemente não utilizam) um movimento em linha reta de um ponto para outro em multi-eixo. Isso significa que você não pode necessariamente adivinhar onde a ferramenta deve mover-se entre dois pontos. A máquina ferramenta move todos os seus eixos simultaneamente — não apenas move em X e então rotaciona o cabeçote. Ambos os movimentos são executados ao mesmo tempo. Isso não é um problema se os pontos estiverem próximos uns dos outros. No entanto, se os pontos estiverem muito afastados, a máquina ferramenta (que pode estar rotacionando a ponta da ferramenta entre dois pontos) pode invadir quando a peça é cortada na máquina real.
Considere o movimento entre dois pontos. Embora o movimento pareça uma linha reta, não será necessariamente uma linha na máquina ferramenta.
Arco varrido pela máquina ferramenta.
O FeatureCAM tenta linearizar movimentos dividindo as curvas em movimentos em linha reta menores, com base nas opções Usar linearização e Tol. Métrica/Polegada na caixa de diálogo Multi-eixos no XBUILD.
Uma tolerância de wrap muito pequena tende a diminuir a velocidade de simulação 3D e de máquina. Por esse motivo, a simulação apresenta sua própria Tol. de linearização, que pode ser configurada para um número maior que a de manufatura. Isto é, a simulação utiliza a tolerância (configurada na página Opções > Simulação > Sombreamento 2D/3D) para linearização, e o pós-processamento utiliza a tolerância de wrap encontrada na caixa de diálogo Atributos de Máquina.