Exemplos de fronteira de superfície de revolução

Método poligonal

Esse é o método recomendado para modelos sólidos e STL; utiliza o mecanismo de simulação para triangular o arquivo e criar uma curva de perfil. Esta peça exemplo é um arquivo .stl importado.

Com sombreamento de superfície desligado, você pode visualizar os triângulos que constituem o arquivo .stl:

Para criar o perfil rotacionado, selecione guia Construção > painel Curvas > De Superfícies > Fronteira de Superfície de Revolução.

  1. No diálogo Fronteira de Superf. Revolução, selecione Método poligonal.
  2. Opcionalmente, clique no botão Tolerâncias para modificar os valores padrão de Tolerância de triângulo e Tolerância de aproximação .
  3. Clique no botão Prever para visualizar a fronteira destacada em azul na janela gráfica:

    O FeatureCAM encontra a altura de perfil correta das extremidades quadradas rotacionadas da balaustrada.

  4. Clique OK para criar a curva.

    Você pode utilizar essa curva para criar uma figura de Torno.

Método sólido

Peças de revolução importadas como sólidos são tipicamente modeladas utilizando uma série de superfícies de revolução. Para acelerar a criação de figuras de torneamento a partir desses modelos sólidos, o FeatureCAM proporciona um método para extrair de forma inteligente geometria desses sólidos de revolução. Essa funcionalidade pode ser acessada no processo de importação de um modelo sólido para um documento de torno ou torno/fresa, ou utilizando a ferramenta de criação de curva de Fronteira de Superfície de Revolução. As imagens abaixo, da esquerda para a direita, mostram o modelo sólido inicial, a geometria criada utilizando o Método superfície, e a geometria criada utilizando o Método sólido. O método sólido só pode ser utilizado para modelos sólidos. Você pode perceber pelas imagens abaixo que o método sólido proporciona melhor trimagem de geometria que o método superfície.