Uma figura de fresamento de superfície em 4-eixos simultâneos exige que a sua máquina apresente quatro graus de liberdade. Para o FeatureCAM, os quatro graus de liberdade são limitados ao movimento em X, Y e Z, e uma rotação em torno do eixo de indexação do bloco (A, B, ou C no caso de torno/fresa). Você pode definir figuras 4-eixos num documento torno/fresa com uma ferramenta que 'corte a partir do DE'. Você também pode utilizar figuras 4-eixos num ambiente de fresamento indexado 4-eixos num documento de fresamento (consulte a guia Indexação do diálogo Propriedades do Bloco).
Num tipo apropriado de documento, com um pós-processador apropriado (arquivo .cnc), algumas operações de fresamento de superfície apresentam uma guia 4-eixos. A guia 4-eixos permite controlar ou especificar a orientação da ferramenta. O valor padrão é Vertical, que é usado para usinagem padrão 3-eixos. Porém, também pode ser uma orientação em mudança contínua para usinagem 4-eixos simultâneos. Com 4-eixos simultâneos, o FeatureCAM tenta usinar as superfícies da figura enquanto inclina o eixo da ferramenta da maneira especificada pelo usuário.
4-eixos no FeatureCAM é o mesmo que 5-eixos, (não existem novos termos, diálogos ou conceitos), com uma exceção importante: durante cálculo de percurso, todos os eixos ferramenta são projetados no plano apropriado. Por exemplo, se o documento atual for do tipo indexado em torno de X, então num ponto em particular do percurso o eixo da ferramenta é projetado no plano YZ do Bloco. Isso resulta no ponto de percurso em (XYZ), e um eixo da ferramenta de (0JK) de forma que (0JK) pode ser convertido para um ângulo A no pós-processamento.