Resíduo mínimo

Nota: Esse parâmetro não se aplica a reusinagem de canto. Somente se aplica a reusinagem paralela, nível Z e espiral 3D.

Essa configuração pode ser utilizada para filtrar regiões que apresentam uma quantidade mínima de resíduo de material deixado pela ferramenta anterior. O padrão é 0, o que significa que irá tentar cortar em qualquer lugar em que a ferramenta anterior entrou em duplo contato com as superfícies da peça, incluindo um fillet do mesmo tamanho que a ferramenta anterior (assumindo que a % Sobrecorte também esteja configurada como 0). Se o Resíduo mínimo for configurado com um número positivo, a reusinagem inclui apenas caminhos de ferramenta que removam excesso de material maior que essa profundidade. Seu uso principal é lidar com o caso em que você possui fillets na peça exatamente do mesmo tamanho da ferramenta anterior e alguns ainda menores. Caso não deseje reusinar os fillets da peça que são exatamente do mesmo tamanho que a ferramenta anterior, você pode configurar % Sobrecorte como 0 e o Resíduo mínimo como 1 ou 2 vezes a tolerância de usinagem para assegurar que os fillets com o mesmo tamanho do raio da ferramenta anterior não sejam reusinados.

A peça exemplo a seguir apresenta alguns fillets com raio 10 mm e alguns fillets menores. Reusinagem com diâmetro da ferramenta anterior de 20 mm e % Sobrecorte padrão de 5 reusina todos os fillets:

Se você configurar % Sobrecorte como 0 para evitar cortar os fillets de 10 mm, pode obter alguns percursos não desejados, dependendo da tolerância de usinagem e da precisão do modelo da peça. Aqui, a tolerância de usinagem é configurada como 0.01 mm e obtemos alguns percursos indesejados:

- Percursos indesejados

Em geral, configurar Resíduo mínimo como duas vezes a tolerância (0.02 mm neste caso) elimina os percursos extras.

Outro uso para Resíduo mínimo é a eliminação de ruído dos percursos de reusinagem devido a imperfeições nas superfícies da peça, modelos não sólidos, tolerâncias grosseiras, etc.