Filtrar mov. lineares — Remove automaticamente pontos desnecessários do percurso, mantendo a tolerância. Os pontos não são equidistantes pois pontos desnecessários são apagados.
Filtrar mov. lineares e converter arcos p/ linear — É semelhante à primeira opção, exceto que todos os arcos são substituídos por segmentos de linha reta. Essa opção é adequada para máquinas ferramenta que não trabalham bem com arcos.
Redistribuir pts após filtrar mov. lineares. Converter arcos p/ linear — Essa opção permite a inserção de novos pontos. Isso assegura uma distância constante entre pontos, inserindo pontos extras apenas se forem necessários para manter a tolerância. Essa opção pode aumentar o tempo de criação de percurso, mas reduz o tempo na máquina ferramenta. Essa opção é adequada para máquinas ferramenta que podem lidar com um grande número de pontos equidistantes.
Prever — Clique nesse botão para exibir os pontos do percurso na janela gráfica.
Aproximar mov. lineares c/ arcos e linhas — Selecione essa opção para criar uma aproximação arco linha para percursos contidos nos planos XY, YZ e XZ. Isso permite que programas 3D sejam menores e resultem em acabamentos de superfície mais suaves para certos tipos de peças.
Aproximação arco/linha aplica-se às seguintes técnicas 3D:
- Desbaste ou acabamento X-paralelo e Y-paralelo com Âng Paralelo configurado como 0.
- Desbaste e acabamento nível-Z.
- Acabamento isolinha em que percursos se posicionam num plano.
Informações adicionais sobre opções de saída
Um percurso é composto por uma série de conexões de ponto que se encontram dentro de uma tolerância da superfície a ser usinada. Percursos com um valor de Tolerância baixo geralmente apresentam mais pontos para seguir a superfície mais de perto.
A distribuição de ponto de um percurso controla o número de pontos no percurso. Várias opções podem influenciar a saída, que pode ser modificada dependendo de como o controlador lida com os pontos. Controladores antigos têm dificuldade em trabalhar com um grande número de pontos pois não podem lidar com grandes quantidades de informação sendo fornecidas pelo código numérico. Controladores mais novos geralmente apresentam uma capacidade melhor em lidar com pontos, mas exigem pontos mais uniformemente distribuídos para alcançar cinemática de máquina mais suave.
Notas sobre distribuição de ponto:
- O valor de Tolerância relaciona-se à precisão com que o percurso redistribuído segue a tolerância de percurso original. Por exemplo um percurso calculado com uma Tolerância original de 0.01, que é redistribuído com Tol. filtro de saída % de 50, terá uma tolerância final de percurso entre 0.005 e 0.015 (isto é, a tolerância final de percurso = Tolerância de percurso original +/- (Tolerância de percurso original * Tol. filtro de saída %)).
- Para controladores Heidenhain (tais como TNC 530) e Siemens (tais como 840D) mais recentes, recomendamos a utilização da opção Redistribuir, com Limitar mov. lineares selecionado (isto é, pontos serão inseridos e limitados para um gap máximo entre pontos) e um Comprimento máximo de 0.3 mm (0.012 polegadas). Isso irá inserir pontos no percurso para assegurar uma distância constante entre pontos com um gap máximo de 0.3 mm. Esse processo insere pontos extras somente se forem necessários para manter a tolerância. Isso é geralmente para os percursos 3D 'tipo 2.5D' mais simples tais como Paralelo, Desbaste Nível Z, e assim por diante.
- Para controladores Fanuc mais recentes tais como 31i, o mesmo se aplica porém com um gap maior de 0.5 mm. Embora esses controladores possam lidar com mais pontos que a saída normal de percurso, são geralmente mais lentos que o equivalente Heidenhain e Siemens, e como resultado precisam de um gap de separação maior. Isso é geralmente para os percursos 3D 'tipo 2.5D' mais simples tais como Paralelo, Desbaste Nível Z, e assim por diante.
- Para percursos tipo Espiral 3D, recomendamos que você ainda utilize Redistribuir, mas desmarque Limitar mov. lineares. Isso também se aplica a máquinas mais antigas com os percursos 3D 'tipo-2.5D' anteriormente mencionados.
- Para máquinas realmente antigas, recomendamos a opção Filtrar mov. lineares, que irá remover automaticamente pontos desnecessários no percurso mantendo a tolerância. A opção Filtrar mov. lineares e converter arcos p/ linear é semelhante a Filtrar mov. lineares exceto que todos os arcos são substituídos por segmentos de linha reta (polilinhas). Essa opção é adequada para máquinas ferramenta que não trabalham bem com arcos.
- A opção Aproximar mov. lineares c/ arcos e linhas cria percursos com arcos inseridos onde possível. Essa opção é adequada para máquinas ferramenta que trabalham bem com arcos, mas somente está disponível para percursos 3-eixos (isto é, nenhum dos percursos realmente 2.5D).
- A % Tol. triang. superfície define o tamanho da malha com relação à tolerância de usinagem. Quanto menor o valor, mais fina é a malha, e consequentemente o percurso leva mais tempo para ser calculado, sendo porém mais preciso.