Superfícies são definidas por uma malha retangular de pontos de controle, que determina a forma e a suavidade da superfície.
A natureza retangular da malha de pontos de controle significa que uma superfície apresenta quatro curvas de fronteira. Em alguns casos, superfícies são criadas onde uma ou duas curvas de fronteira (opostas) são degeneradas ou formam um único ponto como por exemplo os polos de uma esfera. Em outros casos em que superfícies são envolvidas, tais como um cilindro, duas fronteiras opostas podem ser a mesma curva e são chamadas costuras. Com costuras e degenerações, uma superfície pode parecer apresentar somente três, ou duas, ou mesmo nenhuma fronteira (uma esfera), mas as quatro fronteiras sempre estão definidas. Com essas quatro fronteiras, você pode dividir uma superfície em linhas e colunas de forma que superfícies apresentem uma estrutura em tabela.
Dicas de design de superfície
- Primeiro design, depois edição. Posicione todas as superfícies primeiro, e então trime e aplique fillet às superfícies para criar a forma e fronteiras finais.
- Utilize curvas fonte de boa qualidade. Curvas de qualidade apresentam o máximo de detalhes possível. Curvas são muito mais fáceis de criar e editar. Com Modelagem paramétrica ativo, alterações nas suas curvas fonte são automaticamente reproduzidas na superfície.
- Crie o máximo possível de detalhes numa única superfície. É mais fácil dividir e reduzir do que mesclar e combinar superfícies. De modo semelhante, usinagem com operações isolinha utiliza uma superfície de cada vez e fillet e trimagem funcionam com duas superfícies de cada vez, então quanto mais detalhes melhor.
- Aprenda quais métodos de superfície são aproximados e quais são exatos. Métodos aproximados não são melhores ou piores que métodos exatos, mas apresentam maior grau de liberdade no preenchimento de espaços entre superfícies ou curvas de entrada. Outros métodos de superfície são condicionais. Eles são exatos no que fazem, mas quando utilizados com superfícies aproximadas a superfície resultante ainda é aproximada.
- Aproximado: interseção de superfície, trimagem, destrimagem, fillet, curvas separadas, mesclar, modificar, offset. (Outra chave é qualquer operação que inclua uma configuração de tolerância. Isso é uma indicação de que o material fonte está sendo aproximado.)
- Exato: extrusão, superfície de revolução, arraste, guiada, esfera, cilindro, plano, a partir uma figura.
- Condicional: dividir, região, inverter, coons, preenchimento. Coons é uma definição matemática de como quatro curvas de fronteira descrevem uma superfície. Aprenda quais diálogos fornecem a opção de modificar no mesmo lugar ou criar um novo objeto.
- Aprenda quando e como utilizar a opção de Modificar no mesmo lugar ou Criar um novo objeto. Ambos os métodos têm suas aplicações. Modificar um objeto no mesmo lugar quebra a conexão paramétrica com o construtor utilizado para a criação do objeto original e impede que modelagem paramétrica atualize um objeto no futuro. Isso limita você a apenas operações adicionais de modificação. Criar novos objetos pode resultar em aglomeração excessiva na tela.
- Não utilize curvas ou superfícies que intersecionem a si mesmas. Curvas e superfícies com essa característica não são viáveis para edição, construção ou usinagem previsível.
Dicas de edição de superfície
- Não inclua porções da fronteira ao criar curvas para trimagem. Curvas de trimagem podem cruzar ou terminar em fronteiras.
- Não utilize interseção superfície/superfície para obter uma fronteira de uma superfície. Utilize extração de fronteira de superfície.
- A intersecção de superfícies tangentes, como uma superfície e seu fillet, produz curvas de interseção imprecisas ou quebradas. Em vez disso, extraia curvas e trime com uma curva.
- Não intersecione superfícies coincidentes (superfícies que se sobrepõem). Em vez disso, extraia curvas e trime com uma curva.
- Evite cortar pelo polo de uma superfície com uma degeneração tal como a ponta de uma esfera ou superfície de revolução.
- Evite cortar ao longo da costura de uma superfície (transversalmente é aceitável). Uma costura existe, por exemplo, na fronteira esquerda/direita de um cilindro. Você pode detectar costuras com a caixa de diálogo Fronteira de Superfície e, então, cancelar após descobrir onde a costura se encontra. Cortar uma costura pode geralmente ser evitado rotacionando o objeto.
- Superfícies podem ser trimadas várias vezes.
- Curvas para trimagem de superfície/curva podem se estender para fora da superfície e/ou cortar a superfície diversas vezes.