O diálogo Limites de Eixo Ferr. controla limitações angulares do percurso de máquina, que portanto limita o ângulo segundo o qual a ferramenta pode ser posicionada ao cortar um percurso multi-eixos.
Selecione o que acontece quando os limites angulares são alcançados ou excedidos:
Configure o ângulo de Elevação e Azimute:
Isso mostra o ângulo de elevação, que é o ângulo da projeção ortogonal do vetor do Eixo Ferramenta sobre o plano XY em direção ao eixo Z positivo, até o vetor do Eixo Ferramenta. O ângulo de elevação está entre -90 e 90 graus.
Isso mostra o ângulo de azimute, que é o ângulo do eixo X positivo em direção ao eixo Y positivo, até a projeção ortogonal do vetor do Eixo Ferramenta sobre o plano XY. O ângulo de azimute está entre 0 e 360 graus.
Ângulo de elevação — Isso define os limites angulares da máquina ferramenta acima do plano de azimute; 0 é o plano de azimute, 90 é ao longo do eixo perpendicular ao plano de azimute.
Ângulo de Azimute — Define os limites angulares da máquina ferramenta no plano de azimute.
Projetar para Plano — É o mesmo que configurar o ângulo de elevação como zero. Como o ângulo de elevação é fixo, isso geralmente produz um percurso 4-eixos. Se o eixo Z do bloco não estiver alinhado com um eixo rotativo da máquina ferramenta, um percurso 5-eixos pode ser criado.
O exemplo abaixo mostra como transpor os limites angulares na máquina ferramenta para os limites de Azimute e Elevação. Esses exemplos utilizam uma esfera com um percurso de projeção de isolinha ou linha de fluxo. Se nenhum limite de eixo ferramenta for imposto, você verá o seguinte percurso: