Arestas de superfície

Arestas de superfície é útil para extrair laços de trimagem de dados de superfície 3D, e para projetar essa curva no plano XY do SCU atual. Você pode utilizar essas curvas para criar figuras 2.5D.

Arquivos IGES contém frequentemente modelos sólidos completos de uma peça. Figuras tais como cavidades e furos são subtraídas de superfícies da peça resultando num conjunto de superfícies trimadas. Neste modelo, as sete cavidades foram subtraídas das superfícies adjacentes.

Em vez de manufaturar todas essas superfícies utilizando técnicas de manufatura de superfície 3D, você deve utilizar figuras de cavidade 2.5D para cada cavidade.

Arestas da superfície permite extrair curvas de trimagem de um conjunto de superfícies, uni-las numa curva, e então projetar a curva no plano XY do seu SCU atual. Você pode então utilizar essa curva para criar figuras.

Para extrair curvas de dados 3D:

  1. Selecione guia Construção > painel Curvas > De Superfícies > Arestas da Superfície para exibir o diálogo Arestas da Superfície.
  2. Opcionalmente, insira um nome de curva no campo Nome, ou aceite o nome padrão.
  3. Selecione a aresta que você deseja utilizar no menu Arestas, ou utilize o botão Selecionar curva na superf. para selecioná-la na janela gráfica. A aresta é adicionada à tabela.
  4. Nota: Aplica-se somente a sólidos (não a uma seleção aleatória de superfícies).
    Dica: Ctrl+clique em duas arestas para selecionar todas as arestas que constituem o caminho mais curto entre elas.
    Dica: Clique duas vezes numa aresta para selecionar todas as arestas tangentes.
  5. A posição da seleção é utilizada para selecionar uma superfície e extrair uma aresta de trimagem. Clique no botão Usar próxima aresta da superf. se você tiver selecionado a superfície correta mas a aresta incorreta.
  6. Continue selecionando arestas na ordem até ter selecionado todas as arestas.

    Utilize os botões Mover item acima e Mover item abaixo para reordenar as arestas se necessário.

  7. Se as arestas estiverem na ordem correta, mas os pontos de extremidade estiverem combinados incorretamente, selecione o nome da superfície na tabela e clique no botão Inverter .
  8. Selecione Conectar início e fim caso deseje que a curva seja fechada automaticamente.
  9. Utilize o menu Projetar p/ SCU para que a curva seja automaticamente projetada no plano XY 2D do SCU.
  10. Se um quadrado azul oco for exibido na interseção de duas arestas, elas não se combinam adequadamente. Isso pode ser corrigido selecionando a aresta ausente que irá conectar os pontos de extremidade, ou se o problema for um erro de ponto flutuante, aumente o parâmetro de Tolerância.
  11. Clique OK.