Para criar uma família iAssembly de tubos e tubulações

Se a montagem de trechos principais tiver que ser configurada em uma família iAssembly, é possível criar um conjunto intercambiável de tubos e tubulações na tabela de configuração usando a ferramenta Converter em adaptativo. Se não for aplicado o comando Converter em adaptativo, a montagem de trechos principais terá comportamento de um componente normal do Inventor, não poderá ser configurada e será compartilhada na família iAssembly. Em tal caso, a montagem de trechos principais só será adaptativa em um membro de iAssembly. Caso contrário, seguirá sem ser adaptativa na família iAssembly de tubos e tubulações.

Em cada configuração, defina uma montagem de trechos principais apropriada para que possa ser alterada na configuração e assim seja adaptada às necessidades de projeto.

O exemplo a seguir mostra como criar uma família iAssembly de tubos e tubulações com base em um arquivo de montagem de tubos e tubulações. Durante a prática, convém copiar uma montagem de tubos e tubulações e nomeá-la para que você saiba que está trabalhando em um arquivo de prática.

  1. Abra a montagem de prática. Neste exemplo, usaremos uma montagem chamada AirSystemAssy.iam.
  2. Crie uma montagem de trechos principais que contenha rotas e trechos apropriados. Por exemplo, utilize o estilo predefinido ASTM A53/A53M-ASME B16.11 - Tubulação de aço soldado para criar duas regiões de roteamento automático.
  3. Ative a montagem de nível superior.
  4. Na faixa de opções, clique na guia Tubos e tubulações painel iPart/iAssembly Autor do iPart/iAssembly.

    É exibido o nome do arquivo da montagem de trechos principais na lista de objetos que é, por padrão, Tube & Pipe Runs. Na tabela de configuração é selecionada automaticamente o status adaptativo.

    Nota: A linha de configuração em verde indica a configuração ativa.
  5. Opcionalmente, clique em Nome para personalizar o número de peça e o nome do membro para a configuração da montagem. Neste exercício, utilize a nomenclatura padrão.
  6. Na tabela de configuração, clique com o botão direito do mouse em um número de linha e selecione Inserir linha.

    Será criada uma nova configuração, AirSystemAssy-02. Por padrão, a montagem de trechos principais não é adaptativa, como é indicado na coluna Trechos de tubos e tubulações.

  7. Clique em Ok para fechar a caixa de diálogo Criar iAssembly e salvar a montagem superior.
  8. No navegador Modelo, expanda Tabela e clique duas vezes em AirSystemAssy-02 para ativar a nova configuração.
  9. Com a montagem superior ativa, clique com o botão direito do mouse na montagem de trechos principais e selecione Converter em adaptativo.
  10. Na caixa de diálogo Converter em adaptativo, ative ou desative a marca de seleção Tornar todos os trechos adaptativos e clique em OK.
  11. Edite as rotas e trechos na configuração ativa quando necessário.
  12. No navegador Modelo, clique duas vezes em Tabela e verifique o seguinte para a montagem de trechos principais:
    • A coluna de status adaptativo tem o valor Adaptativas na nova configuração.
    • Adicionou-se a coluna Substituição de tabela à tabela de configuração.
    • O conjunto intercambiável de tubos e tubulações foi iniciado com dois membros de montagem de trechos principais para que possa ser alterado pela linha de configuração desejada usando a lista suspensa Substituição de tabela.
  13. Repita do passo 6 ao 12 para adicionar mais linhas de configuração e incluir mais membros de montagem de trechos principais adaptativos ao conjunto intercambiável de tubos e tubulações.
  14. Opcionalmente, para trocar outro membro do conjunto intercambiável de tubos e tubulações por uma configuração, clique na célula apropriada de Substituição de tabela e selecione uma montagem de trechos principais específica.
    Nota: Um membro de montagem de trechos principais só pode ser adaptativo uma vez na família iAssembly.
  15. Opcionalmente, se desejar obter um maior controle do estado da montagem de trechos principais, como incluir ou excluir a montagem de trechos principais em ou de uma configuração, execute uma das seguintes ações:
    • Selecione a montagem de trechos principais na lista de objetos e clique em para adicionar outro estado à lista de objetos configurados.
    • Expanda a montagem de trechos principais na lista de objetos, selecione Incluir/excluir [Incluir] ou Estado de fixação [Não fixas] e clique em para adicionar o valor à lista de objetos configurados.
  16. Opcionalmente, na tabela de lista de materiais, adicione a estrutura de lista de materiais e as propriedades de quantidade para a montagem de trechos principais na tabela de configuração e defina o valor apropriado.
  17. Uma vez que tenha completado o resto das propriedades iAssembly do Inventor, clique em Verificar para validar a configuração da montagem. Por exemplo, um membro de montagem de trechos principais só pode ser adaptativo uma vez na família iAssembly e a coluna QDE da lista de materiais só pode conter um número ou a sequência Padrão.

    Se forem produzido erros, a tabela de configuração é marcada em amarelo.

  18. Clique em Ok para finalizar a configuração de montagem de tubos e tubulações.

    Em cada configuração, é possível executar modificações de tubos e tubulações independentemente, como executar ajustes de rotas, desenhos e representações.

Dica: