Ao salvar uma expressão, ela sempre é verificada para assegurar que é válida. Também é possível verificar se a expressão é válida antes de salvá-la.
As validações verificam a sintaxe da expressão, verificam se as propriedades especificadas estão presentes no armazenamento de dados atual e verificam se os valores da propriedade são válidos.

Quando possível, a operação de validação exibe uma mensagem que descreve os erros encontrados. Frequentemente, é possível clicar na mensagem de erro para que o cursor seja colocado no local do problema e você possa corrigi-lo.
A validação pode falhar por um dos seguintes motivos:
- Um caractere separador está faltando ou é inválido. Por exemplo, para algumas funções, vírgulas devem separar cada argumento. Talvez uma das vírgulas esteja ausente ou foi inserido um ponto e vírgula em vez de uma vírgula.
- Um operador ou propriedade está ausente. Este problema é comum em expressões com várias condições. Por exemplo, a expressão PARCEL_VALUE > 100000 AND <200000 é inválida. A sintaxe correta é PARCEL_VALUE > 100000 AND PARCEL_VALUE < 200000. Observe que, no segundo exemplo, PARCEL_VALUE aparece duas vezes, enquanto no primeiro exemplo aparece somente uma vez.
- Um caractere ou propriedade é do tipo errado. Este problema pode ocorrer se você utilizar um operador que solicita um valor numérico e for inserido um caractere de texto no lugar. Para uma função que requer um valor hexadecimal, um numeral pode causar um erro. Para uma função que requer uma propriedade numérica, uma propriedade de texto causa um erro.
- Um valor obrigatório está ausente ou "vazio”. Talvez você não tenha inserido um valor de propriedade ou um valor para um argumento.
- Está faltando na expressão um caractere de colchete, aspas ou parênteses. Por exemplo, há um colchete de abertura que não tem um colchete de fechamento relacionado. Este problema é comum em expressões complexas.
O processo de validação ajuda a evitar muitos erros, mas não pode garantir que a expressão funcionará da maneira prevista quando for aplicada. A validação não executa a consulta a dados reais. Ela verifica apenas se a sintaxe da expressão está correta e se as propriedades e os valores são válidos para o armazenamento de dados atual.