Caixa de diálogo Estilo do ponto

Utilize esta caixa de diálogo para especificar símbolos para representar e exibir recursos de ponto.

Contexto do tamanho
Selecione Dispositivo para especificar as larguras e alturas da legenda na tela. As unidades disponíveis são pontos, polegadas, milímetros ou centímetros. Selecione Mapa para especificar as larguras e alturas da legenda no sistema de coordenadas de mapa (MCS). As unidades disponíveis são polegadas, pés, jardas, milhas, milímetros, centímetros, metros e quilômetros.

As configurações de Tamanho do contexto e de Unidade se aplicam a todos os itens na caixa de diálogo, não apenas aos itens selecionados.

Unidade
Selecione o tipo de unidades de medida a ser utilizado.
Nota: As unidades não fazem parte do estilo, e não estão permanentemente associadas com o estilo. Cada vez que você exibir esta caixa de diálogo, ela converte suas configurações para as unidades atuais.
Símbolo e estilo
Clique em Adicionar símbolo para adicionar elementos ao estilo. Os elementos de símbolo podem conter texto e gráficos. É possível incluir múltiplos elementos de símbolo em um único estilo.

Para símbolos compostos, clique em + para ver os símbolos simples que o compõem. É possível formatar a cada símbolo simples. Você pode reposicionar os símbolos compostos, mas não os símbolos simples dentro deles. Após você criar um símbolo composto, não poderá alterá-lo de volta para um conjunto de símbolos simples. Você deve remover e adicionar o símbolo individual novamente.

A área gráfica mostra os elementos e a ordem z na qual eles irão aparecer. Os elementos na parte inferior desta área estão na parte inferior da ordem z. Selecione um elemento na área gráfica para alterar sua posição, aparência e conteúdo. Use as teclas de seta para alterar o posição na ordem z do item selecionado. Para excluir um item, selecione-o e clique em X.

Configurações de símbolo

Utilize as opções de estilo abaixo da área gráfica para especificar o símbolo gráfico para utilizar e seu preenchimento, estilo de contorno, cor da linha, o tamanho e a rotação. Se o símbolo gráfico incluir texto, as opções de estilos de texto também estarão disponíveis. É possível especificar se você deseja manter a proporção da imagem ao alterar a altura ou a largura dos símbolos.

Nota: É possível utilizar uma expressão para especificar a maioria das opções de estilização. Se você utilizar uma expressão para especificar a largura ou altura, e, a seguir, altera um parâmetro relacionado (como unidades), o fator de escala é incluído na expressão. Este valor de escala converte sua expressão para um valor que pode ser utilizado como a largura ou a altura. O fator é calculado e inserido automaticamente. Não altere ou exclua o mesmo na expressão.
Selecionar símbolo
Você também pode importar blocos nos arquivos DWG, símbolos contidos em arquivos de camada (*.layer) ou arquivos de símbolo (*.xml), ou imagens raster (*.bmp, *.gif, *.jpg, *.png) para o repositório de símbolos. Para carregar tais símbolos, role para a parte inferior da lista Selecionar símbolo e clique em Carregar. Isto abre a caixa de diálogo Selecionar um símbolo no repositório.
Preenchimento
Se os símbolos incluiem regiões de preenchimento, é possível alterar a cor desta região ao abrir a lista de preenchimento e selecionar uma cor.
Espessura da linha
A espessura das linhas que compõem a borda de um símbolo selecionado pode ser ajustada ao escolher uma das cinco configurações de espessura de linha. Você também pode definir a espessura da linha por meio de uma expressão.
Aresta
De forma similar à cor de Preenchimento, também é possível alterar a cor das linhas que compõem a borda de um símbolo selecionado. Clicar na seta exibe um seletor de cores, no qual é possível selecionar dentre cores padrão ou tematizadas, indicar nenhuma cor, abrir uma paleta de mais cores, ou definir a cor por meio de uma expressão.
Rotação
Especifique a Rotação de um símbolo selecionado, ao selecionar um ângulo de rotação a partir de uma lista de ângulos comuns, ou definir a rotação por meio de uma expressão.
Largura
Especifique a Largura de um símbolo selecionado ao inserir um valor no campo. Clicar na seta oferece a opção para utilizar uma expressão para definir a largura.
Altura
Especifique a Altura de um símbolo selecionado ao inserir um valor no campo. Clicar na seta oferece a opção para utilizar uma expressão para definir a altura.
Bloquear a proporção
Quando ativo, a Relação de aspecto de bloqueio vincula as configurações de Largura e Altura para que o símbolo mantenha suas proporções originais. Por exemplo, se você alterar a Largura e, a seguir, clicar em outra configuração, o valor de Altura ajusta-se automaticamente para que as proporções do símbolo permaneçam intactas.

Quando a opção estiver desativada, as configurações de Largura e Altura são completamente independentes e os símbolos podem ser esticados.

Alterar a Largura e a Altura de símbolos compostos não afeta as proporções dos elementos que compõem o símbolo. No entanto, se elementos de símbolos tiverem diferentes escalas, as configurações de Largura e Altura não estarão disponíveis.

Se um símbolo estiver referenciado e a propriedade de escala for parametrizada, é possível definir a Largura e a Altura como faria para um símbolo incorporado. Se a propriedade de escala não for parametrizada, a Largura e a Altura somente podem ser definidas se você tiver permissões de gravação para a pasta que contém a definição do símbolo.

Dica: Se você alterar a Largura e Altura de um desenho criado no AutoCAD Map 3D 2012, todas as alterações serão mantidas quando o desenho for reaberto na versão anterior.

Avançado

Deslocamento de inserção
Especifica como o símbolo será inserido em relação a outros recursos. Esta configuração é aplicada após ser dimensionada e rotacionada.
Nota: Cada símbolo tem uma largura, mas seu intervalo de repetição não pode ser incluído na definição do símbolo. Quando o intervalo de repetição for igual ou menor do que a largura do símbolo, não haverá nenhuma folga entre os símbolos -- o símbolo é exibido como uma linha contínua, a não ser que o próprio símbolo contenha folgas. Quando especificar a largura do símbolo primeiro, e nenhum intervalo de repetição for definido, a proporção é 1:1. Se você modificar o intervalo de repetição, a largura do símbolo não é alterada e o novo intervalo de repetição cria uma nova relação entre a largura e o intervalo. Para voltar para a relação original, adicione novamente o mesmo símbolo.