Funções de manuseio de sequência

O avaliador de expressão suporta as seguintes funções de manuseio de sequência. As palavras em itálico podem ser substituídas por um valor real ou uma variável.

Expressão Descrição
(strcase sequência de caracteres [onde] ) Retorna uma sequência de caracteres em que todos os caracteres alfabéticos foram convertidos em maiúsculas ou minúsculas.
(strcat string1 [string2] ...) Retorna uma sequência de caracteres que é a concatenação das várias sequências de caracteres.
(strlen [sequência de caracteres] ...) Retorna um número inteiro que é o número de caracteres na sequência.
(substr sequência de caracteresinício [comprimento] ) Retorna uma subsequência de uma sequência de caracteres.
(CHR inteiro) Retorna a conversão de um inteiro que representa um código de caractere ASCII em uma sequência de caracteres de um único caractere.
(comprimento da sequência de caracteres LPAD) adiciona o início de uma sequência de caracteres com espaços até que a sequência atinja o comprimento especificado.
(comprimento da sequência de caracteres RPAD) adiciona o fim de uma sequência de caracteres com espaços até que a sequência atinja o comprimento especificado.
(apara sequência de caracteres [modo] ) Apara as sequências de caracteres no começo, meio ou fim de uma sequência de caracteres com base no modo. O modo pode ser B (início), M (meio), ou E (final) ou qualquer combinação. Se o modo não for especificado, BE é utilizado.