Para utilizar as opções fornecidas pelo comando MAPDIGITIZE, deve-se configurar o digitalizador e registrar o mapa.
Você pode vincular os dados aos objetos ao digitalizar. Embora seja possível armazenar dados no Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D, como atributos de bloco, você poderá realizar uma análise mais sofisticada dos dados se utilizar um destes métodos:
Um ponto de legenda é o ponto utilizado para inserir o texto para descrever o objeto digitalizado. Você pode especificar um ponto de legenda para cada objeto que digitalizar.
Planeje as camadas que irá utilizar em seu desenho. Uma camada é um agrupamento lógico de dados, que simplifica a organização e a visualização dos dados. Para obter mais informações, consulte "camadas, criando" no índice da Ajuda.
Cada objeto que representa um tipo diferente de dados de mapa deve estar em uma camada separada. Por exemplo, uma polilinha que representa uma linha costeira pode ir em uma camada nomeada COASTLINE, rodovias interestaduais em uma camada nomeada INTERSTATE, limites de território em uma camada nomeada LOTES.
Se você não tiver estabelecido um esquema para nomes de camadas, é possível criar um usando o código numérico de classificação de recurso encontrado em algumas origens de dados digitais. Por exemplo, estradas principais podem estar em uma camada denominada " 170-201". Um convenção de denominação melhor combina os nomes que sugerem sua função e uma estrutura que permite a seleção com caracteres curinga e grupos de nomes de camada. Por exemplo, é possível decidir que todos os objetos topográficos devem estar em camadas que começam com as letras TP. Assim, é possível colocar rios em uma camada nomeada TP_RIVERS e curvas de nível em uma camada nomeada TP_CONTOURS. Para congelar descongelar, bloquear ou desbloquear todos os dados topográficos, utilize a expressão TP*. Para obter mais informações sobre caracteres curinga, procure por “caracteres curinga" no índice da Ajuda.
Para representar nós usando blocos disponíveis no desenho atual, selecione um nome de bloco ou ACAD_POINT para o nome do bloco.
Escolher ACAD_POINT coloca um objeto de ponto em cada posição do nó. Para obter mais informações sobre como alterar a aparência deste objeto de ponto, procure por DDPTYPE no índice da Ajuda.
Sempre que possível, use os tipos de linha fornecidos com o Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D para indicar diferentes tipos de limite, tipos de estrada e vias fluviais. Utilizar tipos de linha padrão garante a consistência entre mapas e ajuda a acompanhar o que foi digitalizado. Associe cada tipo de linha com uma camada diferente.
Utilize o snap a objeto para amarrar nós ou segmentos a objetos lineares que já estão no local. Por exemplo, sempre use o snap ao objeto para posicionar uniões de tubulações, estradas ou ferrovias.