Sobre sobreposições

Uma classe ou camada é designada como a Origem e outra é designada como a Sobreposição. A operação de Sobreposição produz uma camada de saída que também é salva como um novo armazenamento de recurso SDF. O conteúdo e os atributos da nova camada variam, dependendo do tipo de operação de Sobreposição executada.

Uma sobreposição foi utilizada para mostrar as curvas de nível somente dentro do polígono verde.

Você pode substituir as classes de recurso por até um milhão de recursos, dependendo do tamanho e da complexidade dos recursos.

Configurar as unidades de tolerância

É possível definir um valor de tolerância para a Tolerância de espaço vazio e Tolerância de ordenada. A tolerância de espaço vazio determina quais polígonos devem ser recursos independentes e quais são muito pequenos e devem ser parte de recursos vizinhos. A tolerância de ordenada especifica a distância que dois nós precisam ter para serem considerados pontos separados na camada de saída. Para cada uma destas configurações de tolerância, primeiro escolhe-se uma unidade e, a seguir, define-se um valor. A unidade definida depende do sistema de coordenadas que você está utilizando.

Se você utilizar um sistema de coordenadas geográficas que especifica as medidas em graus, é necessário definir a Tolerância de espaço vazio em unidades de solo (por exemplo, pés quadrados ou metros). Por padrão, a Tolerância de espaço vazio está em metros quadrados. Estas tolerâncias representam as medidas tiradas localmente e estão sujeitas a erros que não variam muito de localização. No entanto, a Tolerância de ordenada não é realmente uma unidade de distância e deve ser expressa em graus para sistemas geográficos.

Atributos na camada resultante

Utilize a caixa de diálogo Regras de mesclagem e divisão para definir os atributos para os recursos que são divididos como resultado de uma operação de sobreposição. Se você não definir estas regras, tais recursos seguem as regras padrão. Mesclar regras não se aplica. Ao sobrepor duas origens de operação que usou anteriormente em um outro mapa, você precisa redefinir as regras para o novo mapa.

Em alguns casos, os atributos de Origem e Sobreposição são gravados para a saída. Se isso resultar em atributos que têm o mesmo nome, cada um terá o nome do atributo original e um sufixo numérico. Por exemplo, é possível sobrepor duas camadas denominadas de Cidades e Lotes. Se ambos tiverem um atributo Nome, a camada resultante terá atributos denominado “ Nome_1” e “Nome_2”.

Selecionar as geometrias de origem e de sobreposição

A geometria nas classes de recurso ou camadas que você selecionar determina as outras opções na caixa de diálogo. Você somente pode combinar determinados tipos de geometrias. Por exemplo, União e Diferença simétrica somente suportam comparações de polígono/polígono. Se você selecionar a geometria de ponto para Origem, somente é possível selecionar a geometria de polígonos para a Sobrepor.

A ordem das geometrias selecionadas é importante. Para comparar geometrias de linha e polígono, a geometria de linha deve ser a camada de Origem. Se você selecionar uma geometria de polígono como a Origem, as geometrias de linha não estarão disponíveis como a Sobreposição.

As opções disponíveis para Tipo dependem da geometria na Origem e Sobreposição. No entanto, se a Origem ou a Sobreposição estiver vinculando dados, o Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D não poderá determinar os tipos de geometria antes de executar a operação. Neste caso, todas as opções de Tipo estão disponíveis, mesmo se algumas delas forem inválidas. A saída pode estar vazia se não houver combinações de geometria válidas.

Se Origem ou Sobreposição contiverem múltiplas geometrias, é possível selecionar qualquer classe de recurso ou camada em Sobreposição e qualquer operação de sobreposição em Tipo. Entretanto, a saída pode estar vazia se não houver combinações de geometria válidas. Também, se as geometrias incluem polígonos e linhas, quaisquer linhas que efetuem a intersecção com polígonos irão dividir os polígonos, que pode não ser desejado.

Tipos de sobreposição

Intersecção

A Intersecção determina a geometria que se sobrepõe nas origens de recurso Origem e Sobreposição. Qualquer coisa que não se sobreponha é descartada da saída, para que a camada resultante represente o que a Origem e a Sobreposição têm em comum. Utilize Intersecção para localizar pontos ou linhas que se encontram dentro de um polígono ou para determinar os locais onde dois recursos de linha de sobrepõem. Por exemplo, localizar pontos de árvore que estão dentro de polígonos de estacionamento.

A camada resultante tem atributos de recursos de Origem e de Sobreposição.

A Intersecção suporta os seguintes tipos de geometria:

  • Intersecção: linha/linha

  • Intersecção: linha/polígono

  • Intersecção: ponto/polígono

  • Intersecção: polígono/polígono

União

A União determina a geometria que existe na geometria Origem ou de Sobreposição. Onde a geometria efetua a intersecção, recursos adicionais são criados. A camada resultante é a soma das duas camadas de comparação. Utilize União para combinar dois recursos de polígono relacionados. Por exemplo, crie uma nova origem de recurso que combine o distrito comercial e o distrito do teatro quando estas duas áreas se sobrepõem.

A camada resultante tem atributos de recursos de Origem e de Sobreposição.

A União suporta somente comparações de polígono/polígono.

União: polígono/polígono

Apagar

Apagar determina a geometria da Origem que não efetua a intersecção com a Sobreposição. As partes que efetuam a intersecção são descartadas. Utilize Apagar ao subtrair uma seção geométrica de uma classe de recurso. Por exemplo, localize todas as estradas que estão fora do distrito comercial ou todos os hospitais que estão fora da zona de inundação.

A camada resultante tem os atributos somente do recurso de Origem.

Apagar suporta os seguintes tipos de geometria:

  • Apagar: linha/polígono

  • Apagar: ponto/polígono

  • Apagar: polígono/polígono

Identidade

A Identidade cria novos recursos, nos quais os recursos de Origem e de Sobreposição efetuam a intersecção. Utilize Identidade para dividir recursos no ponto onde ele efetua a intersecção com outra classe de recurso e para criar novos recursos no ponto. Por exemplo, dividir estradas ou lotes onde elas cruzam fronteiras de município.

Os atributos do recurso da origem e da sobreposição são incluídos nos recursos resultantes, mas somente os recursos de intersecção terão os valores de ambos. Se o Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D dividir um recurso original para produzir um recurso de saída, ele utilizará as Regras de dividir/mesclar para determinar como atribuir os atributos. Quando isso ocorrer, os atributos do recurso Sobreposição serão anexados aos recursos resultantes. Recursos de Origem sem intersecção mantêm as suas propriedades originais.

A Identidade suporta os seguintes tipos de geometria:

  • Identidade: linha/polígono

  • Identidade de ponto/polígono:

  • Identidade: polígono/polígono

Recortar

Como a Intersecção, Recortar cria recursos de áreas da Origem que se sobrepõem com a Sobreposição.

Utilize Recortar para localizar recursos geométricos que estejam dentro de uma área. Por exemplo, localizar os hidrantes em um desenvolvimento ou segmentos da estrada em um determinado bairro.

Se o Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D dividir um recurso original para produzir um recurso de saída, ele utilizará as Regras de dividir/mesclar para determinar como atribuir os atributos.

Quando você utiliza Recortar, somente os atributos do recurso de Origem são incluídos na camada resultante.

Recortar suporta os seguintes tipos de geometria:

  • Recortar: linha/polígono

  • Recortar: ponto/polígono

  • Recortar: polígono/polígono

Colar

Colar cria novas operações ao colar recursos de Sobreposição nos recursos de Origem. Todos os recursos de Sobreposição se tornam novos recursos na camada resultante. Além disso, as áreas da Origem que não estão dentro da geometria da Sobreposição se tornam recursos na camada resultante. Utilize Colar para combinar dois recursos sobrepostos. Por exemplo, adicionar os atributos dos distritos da cidade às melhorias que sobrepõem.

A camada de saída tem atributos de Origem e Sobreposição. Os recursos resultantes da geometria de Origem têm valores para atributos de Origem, mas seus valores do atributo de Sobreposição são NULOS. Os recursos resultantes da geometria de Sobreposição têm valores para atributos de Sobreposição, mas seus valores dos atributos de Origem são NULOS.

Colar suporta somente comparações de polígono/polígono.

  • Colar: polígono/polígono

Diferença simétrica

A Diferença simétrica determina a geometria na Origem e Sobreposição que não se sobrepõem. As áreas sobrepostas dos recursos são descartadas na saída. As áreas não sobrepostas tornam-se novos recursos. Utilize a Diferença simétrica para localizar as áreas que são mutuamente exclusivas em duas classes de recurso. Por exemplo, encontrar novos empreendimentos habitacionais que estão fora dos distritos educacionais existentes.

A camada de saída tem atributos de Origem e Sobreposição. Os recursos resultantes da geometria de Origem têm valores para atributos de Origem, mas seus valores do atributo de Sobreposição são NULOS. Os recursos resultantes da geometria de Sobreposição têm valores para atributos de Sobreposição, mas os valores de atributo para Origem são são NULOS.

A Diferença simétrica suporta somente comparações de polígono/polígono.

Diferença simétrica: polígono/polígono