A interferência com base no tempo combina as principais funções do TimeLiner e do Clash Detective.
Os modelos do projeto podem incluir a representação estática de itens temporários, como pacotes de trabalho, navios, guindastes, instalações, e assim por diante. Tais objetos estáticos podem ser adicionados no projeto do TimeLiner , tabulados para aparecerem e desaparecerem em determinadas localizações, sobre um período específico de tempo.
Quando esses pacotes de trabalho estáticos se "movem" em torno do site do projeto, com base em um planejamento do TimeLiner, é possível que dois objetos de pacote de trabalho possam, em algum ponto do planejamento, ocupar o mesmo espaço, ou seja "interferirem".
A definição de interferência com base no tempo, permite a verificação automática disto através do tempo de vida do projeto. Quando uma sessão de interferência com base no tempo é executada, a cada etapa da sequência do TimeLiner , o Clash Detective é utilizado para verificar se ocorreu uma interferência. Se tiver ocorrido, uma data de quando a interferência ocorreu é registrada, junto com o evento que causou a interferência.
É possível revisar os resultados da interferência com base no tempo e, por exemplo, replanejar os objetos de pacote de trabalho a fim de eliminar essas interferências.