É possível definir cargas da estrutura através de fórmulas, de acordo com a sintaxe de um arquivo de dados STR. Esse método permite descrever e salvar fórmulas matemáticas como valores de carga.
Uma definição de texto de cargas está disponível na guia Edição do texto.
- Na barra de ferramentas Padrão, selecione Cargas na lista de layouts. A tabela Cargas é exibida e a caixa de diálogo Tipos de carga abre.
- Selecione um número de caso de carga na lista de casos definidos. A tabela Cargas exibe as propriedades do caso de carga selecionado.
- Vá para a guia Edição do texto da tabela Cargas.
- Insira a fórmula apropriada na coluna Valores de carga.
Exemplos de fórmulas
- Força nodal
- Uma força nodal com o valor =(100+50/2), na direção z, rotacionada pelo ângulo alfa=20.
-
fz = (100+50/2) al = 20
- Carga uniforme
- Uma carga uniforme sobre o comprimento da barra inteira, com o valor 15 na direção x e 23 na direção z, no sistema de coordenadas local da barra, projetada em seu eixo.
-
px=15 pz=23 loc PRO
- Carga trapezoidal (2p)
- Uma carga trapezoidal no sistema de coordenadas global na direção do eixo z, começa no ponto central do comprimento da barra (valor = -5), termina no I' do comprimento da barra (valor = -15).
-
x=0,5 pz= -5 para x=0,75 pz= -15 rel
- Força da barra
- Uma carga devido à força concentrada com o valor 100 na direção do eixo z e devido ao momento fletor em torno do eixo y = 50 no sistema de coordenadas local, na distância 7 em relação ao início da barra.
-
Fz=100 Cy=20 x=7 loc
- Momento uniforme
- Um momento com relação ao eixo x com o valor = 15 e ao eixo y com o valor = 25, distribuídos ao longo do comprimento da barra inteira no sistema de coordenadas local.
-
mx=15 my=25 loc
- Temperatura
- Uma carga térmica em uma barra (ao longo do eixo local da barra), um aumento de temperatura uniforme x=15°C e a diferença de temperatura entre as superfícies superior e inferior da seção da barra na direção local z=20°C.
-
tx=15 tz=20
- Dilatação
- Redução do comprimento de uma barra pelo valor relativo (Dl / l) = 0,05.
-
dyl = - 0,05 rel
- Deslocamento imposto de uma barra
- Deslocamento nodal na direção x=5, y=7 no sistema de coordenadas global.
-
ux=5 uy=7