Considerar os momentos plásticos

Momentos plásticos para cisalhamento

Se essa opção estiver ativada, os cálculos serão executados (a carga devido a uma força de cisalhamento) considerando os nós de apoio como plásticos, ou seja, sujeitos à ação de momentos de falha. Essa análise consiste em aplicar momentos que levariam a falhas de elementos, a nós e cargas aplicadas ao vão da viga e calcular, dessa forma, as forças de cisalhamento.

Pelo menos uma das cargas deve ser sísmica para que o estado acidental seja calculado. As seguintes opções também devem estar ativadas: Considerar os momentos plásticos para cisalhamento e Cisalhamento considerado nas opções avançadas (colunas).

Após serem carregadas as combinações manuais definidas, o usuário, na guia Cargas/Combinações, define uma combinação sísmica selecionando o tipo de combinação ACC. Em seguida, o usuário seleciona as cargas incluídas em uma combinação definida.

Após ativar o módulo para o projeto de viga de CA, o tipo de combinação SISM V deve ser ativado na caixa de diálogo Seleção de cargas, na guia Combinações manuais. O símbolo - aparece na linha, incluindo o nome do caso.

Nota: Para colunas de CA, não existe nenhuma coluna chamada SISM V, porque é suficiente saber os momentos nas extremidades da coluna para calcular uma força de cisalhamento.

Após passar para o layout Viga – resultados, o estado limite acidental ALS e a combinação de normas denominada (SISM V) devem ser selecionados. (SISM V) é uma designação interna no Robot; refere-se a uma combinação que usa uma parte da fórmula descrita na norma ACI como (w u l n)/2. Para as normas STAS e EC2, essa é uma combinação sísmica sem a parte sísmica, à qual foi adicionado o efeito sísmico na forma de uma força de cisalhamento resultante de um possível aparecimento de momentos de falha que atuam sobre uma viga.

Para a combinação (SISM V), o programa usa uma descrição especial da combinação chamada SEISHEAR. Ela pode ser encontrada nos regulamentos relevantes: aci_2002.rgl, STAS.rgl e Ec.rgl.