Use essa caixa de diálogo para definir os parâmetros de norma de um tipo de membro de acordo com as normas ANSI/AISC 360-05, ANSI/AISC 360-10 e ANSI/AISC 360-16.
Acesso
- Clique em Projeto
Projeto de membros de aço – Opções
Parâmetros de norma para abrir a caixa de diálogo Tipo de membro e, em seguida, clique em
.
- Clique em Parâmetros na caixa de diálogo Definições.
Caixa de diálogo Elementos

- Tipo de membro
- Especifica o nome do tipo de membro selecionado.
Nota: É possível inserir um novo nome na caixa de tipo de membro.
- Flambagem (eixo y) e Flambagem (eixo z)
- Use as opções Flambagem (eixo y) e Flambagem (eixo z) para determinar o comprimento de um membro para o plano apropriado.
-
Insira um valor na caixa
comprimento do membro e, em seguida, defina esse comprimento de uma das seguintes maneiras:
- Selecione Real para usar o valor na caixa de comprimento do membro como o comprimento do membro.
- Selecione Coeficiente para usar o valor na caixa de comprimento do membro como o coeficiente pelo qual o comprimento real do membro deve ser multiplicado para obter o valor necessário. Por exemplo, se o valor 0,25 for inserido, significa que o comprimento do membro relevante é igual a 1/4 do comprimento real.
Nota: Esse último método é especialmente conveniente, por exemplo, se você deseja definir simultaneamente vários membros com diferentes comprimentos reais, com suportes adicionais que sejam igualmente espaçados. Esse método será necessário se os parâmetros forem salvos como uma categoria. Se o valor 1,0 for inserido, isso permitirá garantir que o comprimento real de cada membro definido usando como categoria Ly será aceito.
- Coeficientes dos comprimentos de flambagem (Ky e Kz)
- Use as opções de coeficientes dos comprimentos de flambagem para definir os coeficientes dos comprimentos de flambagem dos membros.
O comprimento real da barra (ou a soma dos comprimentos dos membros do componente) é inserido automaticamente nos campos apropriados.
O coeficiente do comprimento de flambagem depende da condição do suporte final dos nós do membro no plano de flambagem.
Clique no ícone correspondente ao tipo de flambagem selecionado para abrir a caixa de diálogo Tipos de flambagem, que permite definir o comprimento da flambagem de um membro. Os esquemas comuns de suporte dos membros são fornecidos aqui; quando um deles é selecionado, o valor do coeficiente será aceito ou calculado automaticamente.
Os ícones na caixa de diálogo Tipos de flambagem são divididos em dois grupos:
- Métodos comuns (norma) de suporte de membros e os valores correspondentes dos coeficientes de flambagem.
- Opções usadas para calcular o coeficiente de flambagem para colunas de estruturas com vários andares.
A flambagem é sempre considerada durante os cálculos quando uma força de compressão atua sobre um membro, mesmo que seja insignificante em comparação com outras forças internas. O programa não executa, por si só, uma análise separada que determina se os efeitos de flambagem podem ser desconsiderados ou não.
Selecione
para excluir os efeitos de flambagem dos cálculos.
- Flambagem por flexo-torção
- Selecione essa opção para executar uma verificação adicional de membros compostos por tipos específicos de formas (tubos em T, canais e seções em I monossimétricos) no que diz respeito à flambagem por flexo-torção.
Nota: Para a norma ANSI/AISC 360-16, também é possível executar esta verificação de membros compostos pelos seguintes tipos de formas:
- Sessões em I bissimétricas.
- HSS retangular.
- Parâmetros de flambagem lateral
- Use os Parâmetros de flambagem lateral Cb e Lb para selecionar as opções a serem usadas durante a verificação de flambagem lateral do membro.
- Flambagem lateral
- Selecione essa opção para levar em conta os requisitos da norma relacionados com a flambagem lateral durante os cálculos do membro.
- Coef. dos comprimentos de flambagem lateral Cb
- Os cálculos de flambagem lateral exigem que a distância entre as seções protegidas contra torção, o que também é chamado comprimento de flambagem lateral, seja especificada para um membro. Devido à possibilidade de suportar os flanges superior ou inferior separadamente e à ocorrência de tensões de compressão nos flanges superior ou inferior para diferentes casos de carga, dois comprimentos de flambagem lateral são diferenciados. Existe um coeficiente fornecido, pelo qual o comprimento do membro da base deve ser multiplicado para obter o comprimento de flambagem lateral. O comprimento lz é assumido como sendo o comprimento da base.
- Insira um valor de coeficiente diretamente ou escolha um ícone com um caso de suporte comum para o qual o coeficiente será selecionado automaticamente.
Nota: Os símbolos incluídos na caixa de diálogo Coef. do comprimento de flambagem lateral são explicados na guia Resultados detalhados da caixa de diálogo Resultados. Essa caixa de diálogo contém as definições de todos os parâmetros estabelecidos para os cálculos de membros de aço e os valores dos resultados obtidos após os cálculos dos membros.
- Parâmetros da análise sísmica
- Selecione essa opção para verificar as condições adicionais que devem ser atendidas pelos elementos de suporte de cargas de aço sujeitos a cargas sísmicas durante o projeto de aço.
Nota: Os programas usam um conjunto de regulamentos para cargas sísmicas com base na norma ANS/AISC 341-16 – “Disposições sísmicas para construções de aço estrutural”.
A verificação de elementos de aço para uma estrutura com carga sísmica inclui a verificação de seções de aço de acordo com a norma de aço norte-americana ANSI/AISC 360-16 – “Especificação para construções de aço estrutural”, que aplica as limitações adicionais fornecidas na norma ANS/AISC 341-16 – “Disposições sísmicas para construções de aço estrutural”.
- Sistema
- Contém a lista de sistemas sísmicos.
Nota:
- Se você selecionar o sistema STMF, será possível especificar se também deseja verificar os membros de Segmentos especiais.
- Se você selecionar o sistema OCBF (Quadros Contraventados Concêntricos Regulares), será possível especificar se também deseja verificar o OCBF acima dos sistemas de isolamento sísmico.
- Tipo de elemento
- Contém a lista de elementos disponíveis para o sistema selecionado.
- Serviço
- Abre a caixa de diálogo Capacidade de serviço – Valores de deslocamento, que permite definir os deslocamentos de limite para um membro.
- Mais
- Abre a caixa de diálogo Definição de membros – parâmetros adicionais, que permite definir os parâmetros dos tipos de membros restantes descritos na norma, tais como: fator de momento equivalente, parâmetros de seção etc.
- Reforços
- Abre a caixa de diálogo Localização de enrijecedores transversais, que permite definir os enrijecedores transversais ao longo do comprimento do membro.
- Salvar
- Adiciona o tipo de membro com o nome definido e os parâmetros determinados à lista de tipos de membros de aço previamente definidos.