A tolerância de cargas móveis é um parâmetro atribuído a um caso de análise de carga móvel definido. Ele determina as condições para a geração de cargas em membros originadas de um veículo. A tolerância define a distância máxima em relação a um membro, para o qual uma força concentrada determinada na definição de um veículo é aplicada diretamente a um membro sem distribuir as forças nos membros (consulte as imagens a seguir: a imagem à esquerda mostra uma força que está dentro do intervalo, que determina a distância máxima em relação a um membro; no entanto, à direita, é exibida uma força aplicada além desse intervalo e essa força está sendo distribuída nos membros da estrutura).
A introdução do parâmetro de tolerância resultou de problemas que podem ter ocorrido ao gerar cargas originadas de um veículo na grelha do membro. Se uma força concentrada originada de um veículo estava atuando fora do contorno da grelha, significa ela não era aplicada aos membros. Esse tipo de problema ocorreu particularmente para modelos de ponte de arco com uma rota de veículo curva. Esse novo parâmetro permite aumentar a tolerância de geração de forças que atuam nos membros. O valor padrão do parâmetro é usado de acordo com a tolerância assumida para a geração de estruturas, isto é, 1,0 mm.
A opção Momento originado pela excentricidade da força funciona para cargas concentradas causadas por um veículo, aplicadas aos membros. Não é usada para cargas de veículo compostas de cargas lineares ou planas. Também não é significativa ao aplicar cargas a estruturas planas. Quando essa opção é selecionada, o Robot gera uma carga de uma força concentrada e um momento concentrado da força que atua na excentricidade.
Essa opção está diretamente relacionada ao parâmetro Tolerância, descrito anteriormente. O momento originado pela excentricidade da força concentrada F será gerado somente se a força concentrada for posicionada a uma distância de um membro menor do que a tolerância assumida (TOL < e). A força concentrada F e o momento concentrado M = F*e são aplicados a um membro (observe a seguinte imagem).
Se uma força concentrada for posicionada a uma distância maior do que a tolerância assumida, o Robot usará um algoritmo geral de distribuição de uma força concentrada que atuará em um membro na forma de uma carga linear sem considerar o momento originado da excentricidade da força. Os momentos originados de forças que atuam em excentricidade são gerados para qualquer direção de forças e excentricidade. Em particular, o Robot gera momentos fletores de um membro causados pelas forças que atuam ao longo do membro.