Uma força concentrada aplicada em um ponto ao longo do comprimento de uma barra atua ao longo do eixo da barra longitudinal. Para definir facilmente as cargas que atuam em pontos que não estão posicionados no eixo da barra longitudinal, é possível definir um deslocamento (excentricidade) da força em relação ao eixo da barra longitudinal.
As cargas definidas na excentricidade são reduzidas para um eixo da barra.
A geração de carga para um caso 3D geral é mostrada na imagem a seguir.
O seguinte se aplica a cargas em excentricidade:
- Um momento concentrado definido em uma excentricidade não gera cargas adicionais.
- Uma força concentrada definida com uma distância para um eixo da barra é movida para o ponto de aplicação x
0
com o mesmo valor da força F e da direção de ação. Além disso, são gerados os momentos concentrados aplicados a um ponto x
0
. Os componentes da força concentrada (em relação ao sistema de coordenadas do elemento local) Fx, Fy, Fz são localizados. Em seguida, podem ser calculados momentos adicionais em um sistema local.
Mx = Fz*y - Fy*z
My = Fx*z
Mz = - Fx*y
- Uma carga uniforme definida em uma excentricidade é aplicada a todo o comprimento com o mesmo valor de carga p e direção de ação. Além disso, uma carga de momento uniforme é gerada ao longo de todo o comprimento de uma barra. Quanto às forças concentradas, quando os componentes da cargas uniforme px, py e pz são localizados, uma carga uniforme deve ser gerada:
mx = pz*y - py*z
my = px*z
mz = - px*y.
Nota: Dependendo do tipo de estrutura, os seguintes limites se aplicam:
- Para estruturas 2D (QUADRO 2D, TRELIÇA 2D), uma excentricidade é definida somente na direção z. O campo y não está acessível em uma caixa de diálogo nessa etapa. Como regra geral, para estruturas 2D, as cargas em um sistema local não são rotacionadas com um ângulo gama. A mesma regra se aplica à direção de excentricidade das cargas. Somente são gerados os momentos My.
- Para tipos de estruturas 2D (PLACA e GRELHA), uma excentricidade é definida nas direções y e z. Como regra geral, para estruturas 2D, as cargas em um sistema local não são rotacionadas com um ângulo gama. O mesmo se aplica à direção de excentricidade das cargas. Somente os momentos Mx= Fz*y - 0*z são gerados.