Clique em Definição de carga ou selecione Elemento de CA > Cargas para definir a carga a ser aplicada à viga parede projetada.
A parte esquerda da caixa de diálogo Cargas é alterada com base no tipo de carga selecionado. Exibe um esquema do tipo de carga contínua, concentrada ou plana selecionado. À direita estão os ícones de seleção de carga.
Abaixo dos ícones Tipo de carga está localizado o campo Cotas relativas. Se essa opção estiver ativa (o símbolo √ aparece), as coordenadas concentradas relativas serão usadas na definição da posição da carga (incluída no intervalo <0,1>). Se essa opção estiver inativa, as coordenadas concentradas serão dadas nas unidades de comprimento escolhidas pelo usuário.
Se for selecionado o tipo de carga contínua, a opção Cadeia de cotas será exibida. Se essa opção estiver ativa (o símbolo √ aparece), uma chamada cadeia de cotas será usada ao definir uma carga contínua. Isso significa que o valor da carga p2 contínua será aplicado em um concentrado com a coordenada (x1+x2), o valor da carga p3 em um concentrado com a coordenada (x1+x2+x3) etc. Se a opção estiver inativa, a carga p1 será aplicada em um concentrado com a coordenada x1, a carga p2 em um concentrado com a coordenada x2 etc.
No caso de uma carga concentrada, as coordenadas e o valor contêm os parâmetros x1, x2, n e F ou M. A definição dos parâmetros “x2” e “n” permite definir um grupo de cargas concentradas. Os símbolos específicos referem-se às seguintes quantidades.
![]() |
x1 – Distância entre o primeiro ponto de aplicação de força/momento. x2 – Espaçamento de forças/momentos concentrados sucessivos. n – Número de forças/momentos concentrados. F ou M – Valor de uma força/momento concentrados. |
Além disso, para uma carga de força concentrada também há um campo para definir a largura da distribuição L. Isso indica a largura na qual uma carga é distribuída, como uma viga que repousa sobre uma viga parede.
Uma descrição detalhada dos princípios relativos à distribuição de cargas concentradas em uma determinada largura é fornecida no tópico Princípios da modelagem de vigas paredes por meio de FEM – Modelagem de cargas concentradas. Ao distribuir uma carga em uma determinada largura, um ponto onde a carga é aplicada é tratado como o eixo de carga e cai no ponto central do segmento ao longo do qual a força é distribuída.
Se for necessário definir uma carga aplicada em um ponto (sem distribuir a força), uma largura de distribuição L=0 poderá ser definida.
Em uma carga contínua, o campo Coordenadas contém as seguintes opções: x1, x2, x3, x4 (campos para inserir o valor de coordenada do ponto característico no qual o tipo selecionado de carga contínua é aplicado), p1, p2 e p3 (campos para inserir o valor de coordenada do ponto característico no qual esta carga é aplicada para as coordenadas x1, x2, x3, respectivamente).
O ponto é exibido no desenho no canto superior esquerdo
Em uma carga plana, o campo Coordenadas pode ser alfa, beta ou y. É possível definir o valor p da carga (carga por unidade de área). A carga é convertida em uma carga contínua. Os seguintes tipos de carga plana estão disponíveis.
![]() |
Cargas coletadas da superfície da placa entre duas vigas. Defina a distância “y” com base na qual as cargas são coletadas. |
![]() |
As cargas coletadas da superfície da placa são delimitadas por quatro vigas. Defina os ângulos alfa e beta. |
![]() |
As cargas coletadas da superfície da placa são delimitadas por quatro vigas. Defina os ângulos alfa e beta, bem como a distância “y”. |