Cargas (viga parede)

Clique em Definição de carga ou selecione Elemento de CA > Cargas para definir a carga a ser aplicada à viga parede projetada.

  1. Defina uma carga a ser aplicada a uma viga parede projetada como segue.
  2. Insira o número de vãos aos quais a carga será aplicada no campo Vãos. Digitar a letra A aqui resulta na seleção de Todos os vãos da viga parede.
  3. Selecione a natureza da carga (morta, ativa, sísmica e assim por diante) na lista Natureza.
  4. Selecione o tipo de carga a ser aplicado (contínua, concentrada ou plana) na lista Categoria de carga.
  5. Defina se a carga deve ser aplicada à aresta inferior ou superior da viga parede. Também é possível especificar um nível arbitrário de aplicação de carga medido desde a borda inferior da viga parede.
  6. Defina o valor do tipo de carga selecionado e clique em Adicionar.

A parte esquerda da caixa de diálogo Cargas é alterada com base no tipo de carga selecionado. Exibe um esquema do tipo de carga contínua, concentrada ou plana selecionado. À direita estão os ícones de seleção de carga.

Abaixo dos ícones Tipo de carga está localizado o campo Cotas relativas. Se essa opção estiver ativa (o símbolo √ aparece), as coordenadas concentradas relativas serão usadas na definição da posição da carga (incluída no intervalo <0,1>). Se essa opção estiver inativa, as coordenadas concentradas serão dadas nas unidades de comprimento escolhidas pelo usuário.

Se for selecionado o tipo de carga contínua, a opção Cadeia de cotas será exibida. Se essa opção estiver ativa (o símbolo √ aparece), uma chamada cadeia de cotas será usada ao definir uma carga contínua. Isso significa que o valor da carga p2 contínua será aplicado em um concentrado com a coordenada (x1+x2), o valor da carga p3 em um concentrado com a coordenada (x1+x2+x3) etc. Se a opção estiver inativa, a carga p1 será aplicada em um concentrado com a coordenada x1, a carga p2 em um concentrado com a coordenada x2 etc.

No caso de uma carga concentrada, as coordenadas e o valor contêm os parâmetros x1, x2, n e F ou M. A definição dos parâmetros “x2” e “n” permite definir um grupo de cargas concentradas. Os símbolos específicos referem-se às seguintes quantidades.

x1 – Distância entre o primeiro ponto de aplicação de força/momento.

x2 – Espaçamento de forças/momentos concentrados sucessivos.

n – Número de forças/momentos concentrados.

F ou M – Valor de uma força/momento concentrados.

Além disso, para uma carga de força concentrada também há um campo para definir a largura da distribuição L. Isso indica a largura na qual uma carga é distribuída, como uma viga que repousa sobre uma viga parede.

Nota: Para obter resultados mais confiáveis dos cálculos do Método de elementos finitos, é recomendável usar a opção que permite definir uma largura da distribuição L. Por exemplo, é possível definir cargas concentradas e especificar simultaneamente a largura de distribuição em uma estrutura real.

Uma descrição detalhada dos princípios relativos à distribuição de cargas concentradas em uma determinada largura é fornecida no tópico Princípios da modelagem de vigas paredes por meio de FEM – Modelagem de cargas concentradas. Ao distribuir uma carga em uma determinada largura, um ponto onde a carga é aplicada é tratado como o eixo de carga e cai no ponto central do segmento ao longo do qual a força é distribuída.

Se for necessário definir uma carga aplicada em um ponto (sem distribuir a força), uma largura de distribuição L=0 poderá ser definida.

Em uma carga contínua, o campo Coordenadas contém as seguintes opções: x1, x2, x3, x4 (campos para inserir o valor de coordenada do ponto característico no qual o tipo selecionado de carga contínua é aplicado), p1, p2 e p3 (campos para inserir o valor de coordenada do ponto característico no qual esta carga é aplicada para as coordenadas x1, x2, x3, respectivamente).

O ponto é exibido no desenho no canto superior esquerdo

Em uma carga plana, o campo Coordenadas pode ser alfa, beta ou y. É possível definir o valor p da carga (carga por unidade de área). A carga é convertida em uma carga contínua. Os seguintes tipos de carga plana estão disponíveis.

Cargas coletadas da superfície da placa entre duas vigas. Defina a distância “y” com base na qual as cargas são coletadas.

As cargas coletadas da superfície da placa são delimitadas por quatro vigas. Defina os ângulos alfa e beta.

As cargas coletadas da superfície da placa são delimitadas por quatro vigas. Defina os ângulos alfa e beta, bem como a distância “y”.