As cargas de pressão atuam nos elementos finitos planos de uma estrutura.
As cargas de pressão são causadas pela pressão de uma coluna de líquido que é perpendicular à superfície de um elemento. A pressão pode ser constante ou linearmente variada. O sinal “+” ao lado do valor de pressão indica que a pressão atua com a rotação do vetor normal em relação à superfície de EF. O sinal “-” indica que a pressão atua na direção oposta.
A direção da pressão hidrostática é perpendicular à superfície do elemento em cada ponto. A carga pode ser uniforme ou variável.
O valor de pressão em qualquer ponto é definido com a seguinte fórmula:
Em que:
As cargas hidrostáticas normalmente se aplicam a painéis até a altura de um nível de líquido. Para facilitar a definição da carga, principalmente para painéis curvos (como um cilindro criado através da opção Extrusão), é possível selecionar um determinado conjunto de elementos finitos (limitações geométricas). Observe que, durante a geração de uma malha de elementos finitos, as cargas em painéis são aplicadas aos elementos gerados. Se forem definidas limitações geométricas para a carga, a carga será aplicada à totalidade do elemento finito, mesmo que esteja somente parcialmente dentro dos limites de carga.