Os conectores associados às famílias, são usados para conectar a família ao duto, tubulações, elétrica e outros sistemas.
Você coloca os conectores utilizando um dos seguintes métodos:
Esta opção (Ciclo centralizado da aresta=verdadeiro) mantém seu ponto no centro do ciclo da aresta.
Esta opção permite colocar o conector em uma plano selecionado. Para muitos casos, você pode iniciar a opção Colocar na face, ao especificar um plano e ao utilizar cotas para restringir o conector para a localização desejada. No entanto, este método geralmente requer parâmetros adicionais e restrições que sejam utilizados de forma eficaz.
Ajustes (ajustes de tubulação duto) esperam que a origem da instância da família seja a intersecção dos conectores. Na maioria dos casos para os ajustes, há um ponto no ajuste onde todos os conectores (se estendidos para dentro do ajuste) irão colidir. Os ajustes esperam que esta colisão seja colocada na intersecção original dos planos de trabalho Central (Frente /Traseira), Central (Esquerda /Direita) e Nível de referência. Por este motivo, é uma boa prática fixar estes planos de referência antes de começar a construir a família.
Quando você coloca conectores de ajustem o conector principal precisa ser colocado na face que está no eixo X. É exibido o cursor de alvo de mira que indica ser este o conector principal. É possível verificar isso ao visualizar a face na vista da planta de piso. Pode resultar em um comportamento inesperado se o conector principal não está apropriadamente colocado relativo aos outros conectores, e se todos os conectores não estão apropriadamente rotacionados e vinculados.
A rotação do conector é parte crítica da colocação do conector. A orientação do conector determina a orientação correta dos objetos que são automaticamente inseridos na peça. Embora isso não seja tão importante como para conectores redondos, é de extrema importância para os conectores retangulares como os que estejam em ajustes de duto retangular. Para conectores retangulares, o conector retangular precisa ser orientado para que a largura seja atribuída à face que está nos eixos X e Y. A altura não está nestes eixos. Se os conectores retangulares não estão apropriadamente rotacionados, o ajuste do duto retangular será inserido de forma não apropriada, criando um resultado inesperado. Você pode achar ser mais fácil rotacionar os conectores em uma vista 3D, onde a geometria da peça está claramente visível.
As setas do conector indicam a direção do duto ou tubulação (extrusão) quando este está sendo criado para completar a conexão. Elas não indicam a direção do fluxo. Na maioria dos casos, uma seta de conector aponta para fora do objeto ao qual o conector está associado. Caso contrário, o duto ou tubulação quando criado, irá passar através da geometria do objeto ao invés de para fora dele. É possível modificar a direção da seta do conector ao selecionar o conector e clicar nas setas de virada.