Os planos de referência possuem uma propriedade chamada de É referência. Ao definir esta propriedade, você especifica se o plano de referência pode ser cotado ou ter o snap efetuado ao colocar uma família em um projeto.
Por exemplo, se você cria uma família de mesas e deseja cotar as arestas da mesa, crie planos de referência nas arestas da mesa e defina a propriedade É referência para os planos de referência. Quando você cria cotas para a tabela, é possível selecionar as arestas da tabela.
É referência também define um ponto de referência para cotas quando a ferramenta Alinhar é utilizada. A especificação do parâmetro É referência permite selecionar diferentes planos de referência de componentes alinhados para a cotagem. A propriedade É referência, também controla se um manipulador de forma está disponível nos parâmetros de instância no ambiente do projeto. Os manipuladores de forma são somente criados em parâmetros de instância anexados aos planos de referência com força forte ou fraca.
Para cotar ou efetuar o snap para uma localização em famílias colocadas em um projeto, é preciso definir as referências no Editor de família. Defina o plano de referência anexado à geometria como referências fortes ou fracas.
- Uma referência forte tem a mais alta prioridade para cotar e efetuar o snap. Por exemplo, você cria uma família de janelas e a coloca em um projeto. Quando estiver colocando a família, cotas temporárias irão efetuar o snap para quaisquer referências fortes na família. Quando você seleciona a família no projeto, cotas temporárias aparecem nas referências fortes. Se você colocar uma cota permanente, as referências fortes na geometria da janela serão realçadas primeiro. Uma referência forte tem precedência sobre o ponto de referência da parede (como sua linha de centro).
- Uma referência fraca tem a menor prioridade para cotar e efetuar o snap. Quando você coloca a família no projeto e efetua sua cota, poderá precisar pressionar Tab para selecionar uma referência fraca, já que as referências fortes se realçam primeiro.
- Não é uma referência não está visível no ambiente do projeto, portanto, não é possível cotar ou efetuar o snap para essas localizações em um projeto.
Valores de É referência definidos pelo sistemaReferências fortes |
Referências fracas |
Não é uma referência |
- Referência forte
- Esquerda
- Centro (Esquerda/Direita)
- Direita
- Frontal
- Centro (Frontal/Posterior)
- Voltar
- Inferior
- Centro (Elevação)
- Topo
|
Referência fraca |
Não é uma referência |
Se você cria múltiplas famílias com o mesmo valor de É referência para um determinado plano de referência, as cotas para aquele plano de referência se aplicam ao alternar entre componentes da família.
Exemplos
- Você cria uma família de mesas e uma família de cadeiras, e especifica o valor da propriedade do plano de referência na Esquerda para ambas. Você coloca a mesa em um edifício e a cota a partir da parede para o lado esquerdo da mesa. Se você decidir substituir a mesa pela cadeira, a cota do lado esquerdo permanecerá no lado esquerdo da cadeira, porque ambas têm um valor de propriedade de Esquerdo.
- Você cria uma família de vasos sanitários e uma família de pias, e especifica o valor da propriedade do plano de referência na Esquerda para ambas. Você coloca o vaso sanitário em um edifício e o cota a partir da parede para o lado esquerdo do vaso sanitário. Se você decidir substituir o vaso sanitário pela pia, a cota do lado esquerdo permanecerá no lado esquerdo da pia, porque ambos têm um valor de propriedade de Esquerdo.
Para especificar o valor de É referência: