Vídeo: Criar uma região nivelada

Use a ferramenta Região nivelada para criar uma nova superfície topográfica com base em uma superfície topográfica existente.

Este vídeo demonstra como:

  1. Criar uma nova superfície topográfica com base em uma superfície topográfica existente.
  2. Alterar a exibição da superfície topográfica existente para distinguir a nova superfície topográfica.
  3. Calcular e tabular volumes de corte e de preenchimento.
Nota: Este vídeo foi gravado usando o Revit 2015. Ao usar uma versão mais recente do software, você pode notar diferenças na funcionalidade e na interface do usuário.

Transcrição

A ferramenta Região nivelada permite a criação de uma nova superfície topográfica com base em uma superfície topográfica existente. Quando os pontos da nova superfície são alterados, os volumes de corte e preenchimento são calculados e podem ser agendados.

Comece com uma superfície topográfica que representa as condições existentes do terreno. Selecione a superfície topográfica e, na paleta Propriedades, defina o parâmetro Criado na fase para uma fase anterior; neste caso, “existente”. Isso altera a forma pela qual a superfície topográfica existente é exibida e facilitará a visualização das alterações ao criar a região nivelada.

Neste exemplo, a área plana do terreno não é suficientemente grande para o projeto. Vamos criar uma região nivelada para expandir a área plana do terreno preenchendo as partes inferiores ao sul e cortando alguns dos morros a leste.

Na guia Massa e terreno, clique em Região nivelada. Na caixa de diálogo, selecione “Criar uma nova superfície topográfica exatamente igual à existente”. Isso faz uma cópia exata da superfície topográfica, incluindo todos os pontos de elevação. Use essa opção quando a superfície for complexa. A opção “Criar uma nova superfície topográfica exatamente igual à existente” pode ser usada quando a superfície não é tão complexa. Selecione a superfície a ser copiada. A nova superfície é criada e aberta para edição.

Na Barra de controle de vista, selecione o estilo visual Linha oculta. Isso ajudará você a ver suas alterações na região nivelada. Selecione os pontos na área pantanosa e pressione Delete. Isso pode fazer com que outros pontos fiquem fora da superfície topográfica. Eles são excluídos da caixa de aviso.

Clique em Colocar ponto e defina a elevação como -9' na barra de opções. Coloque pontos ao longo da nova posição da linha de contorno -9'. Os pontos são adicionados para redefinir o pântano. Observe as linhas de contorno tracejadas. Elas indicam a superfície topográfica existente. A nova superfície topográfica é representada pelas linhas de contorno sólidas.

Ajuste os pontos para cortar o morro como você fez ao preencher o pântano. Crie uma tabela de corte e preenchimento de região nivelada. Clique na guia Vista e selecione Tabela/Quantidades.

Selecione a categoria Topografia e clique em OK. Selecione os campos Criar na fase, Corte, Preenchimento e Corte/Preenchimento de rede campos e clique em OK. Os valores de corte e preenchimento para a nova superfície topográfica são exibidos.

Você pode inclinar a vista de tabela com a planta do terreno e editar a superfície topográfica para executar os ajustes aos pontos, e equilibrar os volumes de corte e preenchimento do projeto proposto.