É possível mapear propriedades para uma propriedade definida pelo usuário, para que os valores do arquivo mestre como, por exemplo, uma propriedade de arquivo, sejam gravadas na prioridade subordinada definida pelo usuário.
O mapeamento de prioridades determina a ordem na qual as propriedades são gravadas em um arquivo do vault. Se for gravada mais de uma propriedade em um determinado arquivo, a propriedade com a mais alta prioridade tem precedência.
Nota: Quando tanto o arquivo quanto as propriedades definidas pelo usuário do item são mapeados para a mesma propriedade de arquivo, as propriedades definidas pelo usuário do item têm prioridade.
Nota: Mapear texto com número ou com data funciona bem quando todos os clientes e o servidor estão no mesmo idioma-local. Se forem usados locais diversos, os valores poderão ser convertidos de maneira não intuitiva e poderão produzir um resultado indesejável. Portanto, só é recomendável mapear texto com número ou com data quando o servidor e todos os clientes estão configurados para funcionar no mesmo local.
Importar e exportar configurações de mapeamento
Acessar mapeamentos de propriedades
- Selecione Ferramentas
Administração
Configurações do Vault.
- Na caixa de diálogo Configurações do Vault, clique na guia Comportamentos.
- Na seção Propriedades, clique em Propriedades.
- Na caixa de diálogo Definições da propriedade, selecione a propriedade que deseja editar e clique em Editar.
- Selecione a guia Mapeamento para adicionar ou remover um mapeamento de propriedade.
Criar uma nova propriedade de mapeamento
- Na caixa de diálogo Propriedade (nova ou existente), selecione a guia Mapeamento.
- Clique no campo (Clique aqui para adicionar um novo mapeamento) abaixo da coluna Entidade.
- Entidade: selecione para/de onde você deseja mapear esta propriedade: Arquivo ou Item. É possível ter vários mapeamentos em uma propriedade para que seja possível mapear para arquivos e itens, mas eles devem ser mapeados separadamente.
- Provedor: exibe uma lista de opções disponíveis para o tipo de Entidade selecionado. Esses podem ser arquivos CAD, como desenhos e modelos do AutoCAD ou do Inventor, documentos do Office etc.
- Propriedade do arquivo: as opções de propriedade do arquivo dependem do tipo de entidade. Se o tipo de entidade for Arquivo, você poderá selecionar uma propriedade de arquivo no sistema de arquivos ou no Vault. Se o tipo de entidade for Item, você só poderá mapear para um arquivo que exista no Vault.
- Tipo: ele é baseado na propriedade selecionada (depende do tipo de dados associados à Propriedade do arquivo, como Texto, Data, Número etc.)
- Classificação: indica se a propriedade do arquivo é uma Propriedade padrão ou uma Propriedade personalizada.
- Mapeamento: informa ao Vault como enviar por push/pull os dados que estão sendo compartilhados entre a propriedade do Vault e a propriedade do arquivo. Pode ser:
- Vault para o arquivo
- Arquivo para o Vault
- Bidirecional
- Criar: determina se o Vault criará a propriedade no arquivo se ela ainda não existir. Se a direção de mapeamento for Arquivo para o Vault, esta opção será definida como Não, pois as propriedades no Vault não podem ser criadas dessa forma.
Nota: Se a opção Criar estiver definida como "Não", a conformidade com a propriedade tratará um valor de propriedade nulo ou vazio, pois a propriedade não existe no arquivo. Se a opção Criar estiver definida como "Sim", ela gravará o valor correto na propriedade.
Nota: Alguns dos campos não são editáveis, portanto, se você precisar fazer alterações importantes em um mapeamento, talvez seja necessário excluí-lo e criar um novo.
- Na guia Mapeamentos, clique em OK para executar todas as alterações e voltar à caixa de diálogo Editar propriedade.
Editar prioridades de mapeamento
As propriedades na parte superior da lista têm prioridade sobre as da parte inferior. É possível reordenar a lista usando os ícones de seta Mover acima e Mover abaixo na guia Mapeamento.
- Selecione a propriedade na guia Mapeamento que deseja priorizar e clique nos ícones de seta Mover acima ou Mover abaixo como seja necessário para alterar a prioridade do mapeamento.
- Clique em OK para comprometer todas as alterações e voltar à caixa de diálogo Definições da propriedade.
Nota: Uma propriedade subordinada é uma propriedade que recebe seus valores de outras propriedades que estão mapeadas a ela. As propriedades mapeadas (as propriedades mestre) gravam valores para a propriedade subordinada.