Barra de ferramentas Entidades XRef

Use essas ferramentas para gerenciar individualmente entidades com referência cruzada.

Adicionar objetos
Clique para adicionar mais entidades ao registro XRef. Este botão está disponível somente quando o registro XRef realçado contém objetos que você ainda não referenciou externamente. A caixa de diálogo Mesclar XRef é exibida com uma lista de objetos disponíveis. Realce os objetos a serem referenciados externamente e clique em OK.
Nota: Se novos objetos se relacionarem no arquivo de origem com outros já existentes em um registro no arquivo principal, atualize o registro depois de Adicionar objetos, para atualizar essa relação. Por exemplo, se um carro for referenciado em uma cena principal e, mais tarde, ficar restrito a um novo caminho na cena de origem, adicionar o caminho com a opção Adicionar objetos não colocará o carro principal no caminho. Para fazer isso, atualize o registro.
Excluir entidade XRef
Clique para excluir a XRef realçada. Um alerta solicita que você confirme a ação. Todas as entidades realçadas são removidas da cena. É possível excluir objetos XRef, controladores ou materiais.
Nota: Excluir controladores Refex equivale a mesclá-los à cena principal. O motivo para isso seria que todos os nós devem ter um controlador de transformação o tempo todo a fim de serem posicionados na cena. Excluir materiais Refex equivale a mesclá-los à cena principal. Essa ação pode afetar todos os objetos na cena principal que usem um material Refex e ter implicações de difícil previsão.
Mesclar na cena
Mescla a seleção atual na lista Entidades Refex à cena principal (cena atual). Use este botão para alterar os objetos XRef, os controladores ou os materiais para objetos, controladores ou materiais que são nativos à cena atual. A conexão entre a entidade externa da cena de origem e sua cena principal é interrompida, e o objeto, o controlador ou o material mesclado não é mais atualizado quando a cena de origem é alterada.

O 3ds Max solicita a confirmação da mesclagem.

Como um objeto XRef se torna parte da cena e não é mais um objeto XRef, seu nome é removido da lista.

A mesclagem de um objeto XRef carrega a pilha completa de modificadores do objeto original, mantendo qualquer item de pilha adicional que tenha sido adicionado enquanto o objeto era um objeto XRef. Portanto, é possível utilizar Mesclar para atualizar um objeto original alterado como uma referência externa. Caso você faça isso, utilize Converter objetos selecionados em XRefs para salvar o original "aprimorado" em um arquivo, que poderá então ser mesclado novamente à fonte original.

Nota: Também é possível mesclar entidades Refex aninhadas à cena principal. Uma vez mesclados, todos os níveis de aninhamento referenciados externamente são removidos e a entidade de cena da cena de origem de nível mais baixo é mesclada à cena principal. No caso de objetos Refex, os modificadores aplicados em um arquivo de origem aninhado são todos mesclados e ficam presentes na cena principal.
Listar objetos
Quando ativada, exibe os objetos XRef do registro XRef atual na lista Entidades XRef.
Listar materiais
Quando ativada, exibe os materiais XRef do registro XRef atual na lista Entidades XRef.
Lista os controladores
Quando ativada, exibe os controladores XRef do registro XRef atual na lista Entidades XRef.
Nota: É possível ativar qualquer combinação nos botões Listar para exibir determinados tipos de entidades e ocultar outras.
Selecionar
Seleciona na cena as entidades XRef atualmente realçadas na lista Entidades XRef. Para adicionar as entidades realçadas à seleção, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto clica em Selecionar. Para remover as entidades realçadas da seleção, mantenha pressionada a tecla Alt enquanto clica em Selecionar.
Selecionar por nome
Abre a caixa de diálogo Selecionar objetos, que lista todos os objetos e realça os objetos XRef selecionados na lista Entidades XRef, bem como todos os objetos selecionados na cena. Se um controlador XRef ou um material XRef estiver realçado na lista Entidades XRef, a caixa de diálogo Selecionar objetos realçará o objeto ao qual o controlador ou o material XRef pertence.
Realçar registros XRef do objeto selecionado realçado
Quando objetos XRef forem selecionados na cena, o registro XRef ao qual eles pertencem será realçado na lista Registros XRef e os objetos XRef e suas entidades XRef serão realçados na lista Entidades XRef.