Seleção de polilinha 2D (EDITARP)

A seleção de uma polilinha 2D fornece opções de EDITARP especializadas.

Você pode selecionar um arco único ou segmento de linha, também denominado como subobjeto, dentro de uma polilinha, ao pressionar a tecla Ctrl enquanto clica sobre o mesmo (não está disponível para o AutoCAD LT).

Se a polilinha que você selecionou for fechada, a opção Abrir substituirá a opção Fechar no prompt. Você poderá editar uma polilinha 2D se sua normal for paralela e tiver a mesma direção do eixo Z do UCS atual.

Os prompts a seguir são exibidos.

Fechar

Cria o segmento de fechamento da polilinha, conectando o último segmento com o primeiro. A polilinha é considerada aberta a não ser que você a feche usando a opção Fechar.

Aberta

Remove o segmento de fechamento da polilinha. A polilinha é considerada fechada, a menos que você a abra com a opção Abrir.

Unir

Adiciona linhas, arcos ou polilinhas no fim de uma polilinha aberta e remove o ajuste da curva de uma polilinha ajustada a uma curva. No caso de objetos a serem unidos à polilinha, suas extremidades devem se encontrar, a não ser que a opção Multiple seja utilizada no primeiro prompt de EDITARP. Nesse caso, você pode unir polilinhas que não se tocam se a distância aproximada estiver definida como um valor suficientemente alto de modo a incluir as extremidades.

Jointype

Define o método de união das polilinhas selecionadas.

Extend

Une as polilinhas selecionadas estendendo ou aparando os segmentos até as extremidades mais próximas.

Add

Une as polilinhas selecionadas adicionando um segmento de reta entre as extremidades mais próximas.

Both

Une as polilinhas selecionadas estendendo ou aparando, quando possível. Caso contrário, une as polilinhas selecionadas adicionando um segmento de reta entre as extremidades mais próximas.

Width

Especifica uma nova largura uniforme para toda a polilinha.

É possível utilizar a opção Width da opção Edit Vertex para alterar as larguras inicial e final de um segmento.

Edit Vertex

Marca o primeiro vértice da polilinha ao desenhar um X na tela. Se você especificou uma direção de tangente para esse vértice, uma seta também é traçada nessa direção.

Avançar

Move o marcador X para o vértice seguinte. O marcador não completa a volta do final para o início da polilinha, mesmo que ela esteja fechada.

Previous

Move o marcador X para o vértice anterior. O marcador não completa a volta do início para o final da polilinha, mesmo que ela esteja fechada.

Break

Salva a localização do vértice marcado enquanto você move o marcador X para qualquer outro vértice.

Se um dos vértices especificados estiver no final da polilinha, o resultado será uma polilinha truncada. Se ambos os vértices especificados estiverem nas extremidades da polilinha ou se o único vértice especificado estiver em uma extremidade, você não poderá utilizar Break.

  • "Next" (Avançar)
  • Previous
Go

Exclui todos os vértices e segmentos entre os dois vértices especificados e retorna ao modo Edit Vertex.

Exit

Sai de Break e retorna ao modo Edit Vertex.

Inserir

Adiciona um novo vértice à polilinha depois do vértice marcado.

Mover

Move o vértice marcado.

Regen

Regenera a polilinha.

Straighten

Salva a localização do vértice marcado enquanto você move o marcador X para qualquer outro vértice.

Se você quiser remover um segmento de arco que conecta dois segmentos de reta de uma polilinha e, em seguida, estender esses segmentos de reta até que eles façam intersecção, utilize o comando CONCORD com um raio de concordância igual a 0.

Avançar

Move o marcador X para o vértice seguinte.

Previous

Move o marcador X para o vértice anterior.

Go

Exclui quaisquer segmentos e vértices entre os dois vértices que você seleciona, substitui-os por um segmento de reta e retorna ao modo Edit Vertex. Se você especificar apenas um vértice inserindo go sem mover o marcador X, o segmento seguinte a esse vértice será retificado se for um arco.

Exit

Sai de Straighten e retorna ao modo Edit Vertex.

Tangent

Anexa uma direção da tangente ao vértice marcado para utilizá-la mais tarde no ajuste da curva.

Width

Altera as larguras inicial e final do segmento imediatamente seguinte ao vértice marcado.

Você deve regenerar a polilinha para exibir a nova largura.

Exit

Sai do modo Edit Vertex.

Ajustar

Cria uma polilinha ajustada a arco, uma curva suave formada por arcos que unem cada par de vértices. A curva passa por todos os vértices da polilinha e utiliza qualquer direção de tangente que você especificar.

Spline

Utiliza os vértices da polilinha selecionada como pontos de controle ou molduras de uma curva aproximando-se de uma B-spline. Essa curva, chamada polilinha de ajuste à spline, passa através do primeiro e último pontos de controle a menos que a polilinha original seja fechada. A curva é atraída em direção aos outros pontos mas não passa necessariamente por eles. Quanto mais pontos de controle você especificar em um determinado ponto da moldura, maior atração eles exercerão sobre a curva. É possível gerar polilinhas de ajuste à spline quadráticas e cúbicas.

As polilinhas ajustadas a splines são muito diferentes das curvas geradas pela opção Fit. Ajustar constrói pares de arcos que passam por todos os pontos de controle. Ambas as curvas são diferentes das B-splines verdadeiras geradas com o comando SPLINE.

Se a polilinha original incluir segmentos de arco, eles são alongados quando a moldura da spline for formada. Se o quadro tiver largura, a spline resultante sofrerá um afilamento suave da largura do primeiro vértice à largura do último vértice. Toda a informação intermediária de largura será ignorada. Após a conclusão do ajuste à spline, a moldura, se exibida, é mostrada com largura zero e tipo de linha CONTINUOUS. Especificações de tangentes em vértices de ponto de controle não têm qualquer efeito sobre o ajuste da curva spline.

Quando a curva ajustada à spline é ajustada à polilinha, a moldura da curva ajustada à spline é armazenada para que possa ser chamada novamente em uma operação desfazer curva subsequente. Você pode retornar uma curva ajustada à spline novamente para sua polilinha de moldura usando a opção Desfazer curva EDITARP. Esta opção funciona em ajuste de curvas da mesma forma que com splines.

A maioria dos comandos de edição atua da mesma maneira quando aplicada a polilinhas de ajuste à spline ou a curvas de ajuste.

  • MOVER, APAGAR, COPIAR, ESPELHAR, ROTAC e ESCALA operam tanto na curva quanto na moldura da spline, seja a moldura visível ou não.
  • ESTENDER altera a moldura adicionando um novo vértice à intersecção da linha inicial ou final da moldura com a geometria de limite.
  • QUEBRAR e APARAR geram uma polilinha apenas com a spline de ajuste, que é consistente com curvas de ajuste, em que o ajuste das curvas é permanente.
  • EXPLODIR exclui a moldura e gera linhas e arcos para aproximar a polilinha de ajuste à spline.
  • DESLOCAMENTO gera uma polilinha com apenas a spline de ajuste, que corresponde ao seu comportamento com curvas de ajuste.
  • DIVIDIR, MEDIDA e a opção Objeto de AREA e HACHURA detectam apenas a spline de ajuste e não a moldura.
  • ESTICAR reajusta a spline à moldura esticada depois que uma spline ser esticada.

A opção Unir de EDITARP desfaz a curva spline e descarta as informações sobre spline da polilinha original e de qualquer polilinha adicionada. Após concluir a operação Unir, é possível ajustar uma nova spline à polilinha resultante.

As opções de Edit Vertex de EDITARP têm o seguinte efeito:

  • As opções Avançar e Previous apenas movem o marcador X para pontos na moldura da spline, independentemente de estar ou não visível.
  • A opção Break desconsidera a spline.
  • As opções Inserir, Move, Straighten e Width reajustam automaticamente a spline.
  • A opção Tangent não tem efeito em splines.

O snap a objeto utiliza apenas a curva de ajuste à spline e não a moldura. Para fazer snap a pontos de controle da moldura, use EDITARP para recuperar a moldura da polilinha primeiro.

A variável de sistema SPLINETYPE controla o tipo de curva da spline aproximada. Definir SPLINETYPE como 5 aproxima uma curva B-spline quadrática. Definir SPLINETYPE como 6 aproxima uma curva B-spline cúbica.

É possível examinar ou alterar a precisão ou a grossura da aproximação da spline com a variável de sistema SPLINESEGS. O valor padrão é 8. Se você definir o valor acima do padrão, um número maior de segmentos de linha será desenhado e o grau de precisão da aproximação à spline ideal será aumentado. Por outro lado, a spline gerada ocupará mais espaço no arquivo de desenho e sua criação será mais lenta.

Se você definir SPLINESEGS como um valor negativo, o programa gerará segmentos utilizando o valor absoluto da configuração e, em seguida, aplicará uma curva de tipo ajuste a esses segmentos. As curvas do tipo ajuste utilizam arcos como segmentos de aproximação. O uso de arcos produz uma curva mais suave quando poucos segmentos são especificados, mas a criação dessa curva pode ser mais demorada.

Para alterar o número de segmentos utilizados para ajustar uma spline existente, altere SPLINESEGS e aplique spline à curva novamente. Não há necessidade de desfazer a curva primeiro.

Desfazer curva

Remove vértices adicionais inseridos por uma curva spline ou de ajuste e estabiliza todos os segmentos de polilinha. Mantém informações da tangente atribuída aos vértices da polilinha para uso em solicitações subsequentes de curvas de ajuste. Se você editar uma polilinha spline-fit com um comando como QUEBRAR ou APARAR, não poderá utilizar a opção Desfazer curva.

Ltype Gen

Gera o tipo de linha em um padrão contínuo através dos vértices da polilinha. Quando estiver desativada, essa opção irá gerar o tipo de linha que comece e termine com um traço em cada vértice. Ltype Gen não se aplica a polilinhas com segmentos afilados.

Reverse

Reverte a ordem dos vértices da polilinha. Use esta opção para reverter a direção de objetos que utilizam tipos de linhas com texto incluído. Por exemplo, dependendo da direção na qual a polilinha foi criada, o texto no tipo de linha pode ser exibido de cabeça para baixo.

Desfazer

Reverte operações até o início da sessão de EDITARP.