Configurações do desenho: Caminhos: Dinâmicas

A configurações Dinâmicas limitam o raio da curva para o conforto em velocidades superiores. Os valores são gerados automaticamente com base nos documentos publicados. Para ativar as configurações, selecione Limitar a curva para efeitos dinâmicos. Você pode usar os valores fornecidos em uma das referências ou definir seus próprios valores limite.

para usar valores de uma das origens disponíveis, selecione a origem na lista Recomendações de e selecione Contexto do projeto. As unidades utilizadas para cada contexto de projeto são indicados com (M) ou (US) no nome do contexto que representam as unidades métricas e regulares dos EUA, respectivamente.

Nota: As velocidades são exibidas nas mesmas unidades como a velocidade do projeto atual e os raios são exibidos nas mesmas unidades como a da escala do desenho.

Os campos recomendados e calculados mudam para refletir suas seleções. Os dados de distância são apresentados em unidades de desenho e a velocidade nas mesmas unidades de sua velocidade do projeto.

Se você não deseja utilizar um dos valores recomendados, desmarque a caixa de seleção Utilizar o valor da tabela e insira o valor preferido na caixa de edição na esquerda.

Nota: Os valores da tabela são obtidos diretamente a partir da tabela de referência apropriada e, embora estes têm com base em uma equação, eles podem ser arredondados. Se você escolher qualquer de seus próprios valores, o Autodesk Vehicle Tracking irá usar a equação base para calcular o raio limitante da curva recomendado. Isso significa que você pode obter valores um pouco diferentes se inserir manualmente um valor que é o mesmo que um de um valor recomendado.

O Fator de atrito lateral (f ) é a relação da força paralela à superfície da estrada e a reação perpendicular à superfície de estrada; os valores recomendados têm com base nos limites de conforto ao invés de limites de deslizamento lateral físico.

A Superelevação (e) é a inclinação da superfície da estrada em ângulos retos em direção do percurso do veículo. Ele é expresso como um fator, portanto, uma superelevação de 2% deve ser inserida como 0.02.

A Velocidade mínima aplicável (V) é a menor velocidade listada em cada tabela.

O Raio mínimo da curva (R) se refere à velocidade do projeto adiante atual e os valores utilizados para alterar ao variar a velocidade. Elas não se aplicam em ordem inversa. O Vehicle Tracking irá usar o valor listado em uma tabela se a velocidade adiante atual do projeto estiver dentro de 0,5 km/h. Se a velocidade do projeto estiver fora desta tolerância, então o raio de limitação calculado diretamente usando a fórmula de curva relevante para a publicação e contexto do projeto.

A equação usada para limitar os valores of e and é como segue:

R = V2/127(e+f)

Onde

Se a soma da superelevação e o fator de atrito lateral for zero, o raio mínimo da curva não será calculado.

O raio se refere à trilha da roda mais externa, a trilha da roda mais interna ou ao centro das rodas conduzidas. Selecione-o a partir da lista suspensa. Os valores padrão para este campo variam de acordo com a tabela selecionada e têm base nos conselhos dos representantes da AASHTO. Se você selecionar O raio é o deslocado da trilha da roda mais externa ou O raio é o deslocado da trilha da roda mais interna, então o ângulo limitante da roda é calculado com base no caminho no qual o veículo deve conduzir para manter as rodas justo dentro das marcação da pista externa ou junto da marcação da pista interna, respectivamente. Na realidade, é provável que você deseje modelar o veículo percorrendo alguma distância para fora da marcação da pista para evitar colisões com veículos em pistas adjacentes ou com veículos entrando. Insira a altura máxima folga entre estrutura da roda de veículo e a marcação da pista na caixa de edição fornecida.

O Vehicle Tracking irá evitar que um veículo utilize o raio de limitação se ele for menor do que suas capacidades de projeto.