Preparar modelo de parede fina para análise

Utilize os comandos do painel Preparar para simplificar os modelos que contêm corpos finos.

Limites para utilizar os comandos de partes finas na Análise de tensão
Coeficiente C/E = comprimento/espessura, no qual:

Comprimento = comprimento total do corpo

Espessura = espessura do corpo

Considere uma placa quadrada fina cujos valores de comprimento e largura são 100, com uma espessura de 1. A relação C/E dessa placa é 100/1 = 100. Calculamos a relação C/E entre o corpo de entrada e a comparamos com a relação C/E dessa placa quadrada fina.
  • Se a relação C/E estiver abaixo de 100, o corpo é considerado como de espesso (ou sólido) e recomendamos analisá-lo como sólido de modo a executar uma análise precisa usando elementos sólidos.
  • Se a relação C/E do corpo de entrada estiver acima de 100, então o corpo é considerado como componente fino e será realçado como quando você clicar no comando Localizar corpos finos.
  • Se a relação C/E estiver acima de 100 e a análise for executada sem converter o corpo para casca utilizando os comandos Midsurface ou Deslocamento, uma mensagem é exibida recomendando usar o comando Localizar corpos finos para executar uma análise mais precisa.
  • Se a relação C/E estiver acima de 250 e o corpo estiver sendo analisado como sólido, é exibida uma mensagem de alerta indicando que os resultados da análise têm grande probabilidade de serem inexatos e imprecisos.
Nota: Detalhes específicos sobre como a relação C/E é calculada e comparada não são abordados aqui. O Autodesk Inventor dá somente uma sugestão sobre qual corpo deve ser considerado como fino. Os critérios escolhidos não são absolutos, de forma que podem não ser aplicáveis em determinadas circunstâncias. É possível substituir os resultados do comando.

Preparar modelo de parede fina para análise

Antes da análise de peças e montagens, simplifique os modelos que contêm corpos finos para reduzir os recursos computacionais e aumentar a precisão da simulação.

  1. Com um arquivo de peça ou de montagem aberto, na guia Ambientes, clique em Análise de tensão .
  2. Crie uma simulação.
  3. No painel Preparar, clique em Localizar corpos finos . No navegador, os corpos sólidos que atendem aos critérios de componentes finos são realçados. Clique em OK.

    Na caixa de diálogo Superfície média, clique em OK para gerar superfícies médias com os componentes de corpo sólido selecionados.

    Como alternativa, clique em Deslocamento para selecionar manualmente as faces para criar componentes de parede fina.

    No navegador, todas as superfícies médias ou deslocamentos são listados no nó Paredes.

  4. Adicione cargas e restrições.
    Importante: As Cargas e Restrições aplicadas aos componentes sólidos se tornam inválidas quando convertidas em elementos de parede. Recomendamos que sejam aplicadas depois de converter o modelo.
  5. Resolva a simulação e veja os resultados.

Visualizar espessuras superfície média ou deslocamento

  1. No navegador, clique com o botão direito em um nó Superfície média ou Deslocamento, e clique em Exibir espessura.
    Nota: A opção do menu de contexto somente está disponível em simulações paramétricas.
  2. Clique em Editar parede em simulações paramétricas para exibir a espessura da configuração base. Clique com o botão direito do mouse e clique em Mostrar espessura.

    Uma espessura média de uma determinada configuração é exibida. Essa espessura média é enviada ao solucionador para análise.

Para superfícies médias, é possível visualizar a espessura do corpo, mas não é possível editá-la. Para deslocamentos, é possível editar somente o valor da Espessura, que é duas vezes o valor da Distância.

Excluir instâncias de superfície média ou deslocamento

Excluir converte uma ou várias peças de parede em sólidos. Em uma seleção múltipla, também é possível visualizar vários conectores de uma vez para verificar se todas as folgas estão conectadas com conectores.

  1. No navegador, clique com o botão direito do mouse na pasta Paredes e clique em Expandir todos os subordinados.
  2. Para excluir um item, clique com o botão direito do mouse no nó Superfície média ou Deslocamento e clique em Excluir
  3. Para excluir vários itens, selecione a primeira superfície média (Superfície média:1) ou o primeiro deslocamento (Deslocamento:1).
  4. Mantenha pressionada a tecla Shift e selecione a última superfície média ou deslocamento.
  5. Clique com o botão direito do mouse na seleção e, em seguida, clique em Excluir.

Criar componentes finos (paredes) das faces

  1. No ambiente de Análise de tensão, crie uma simulação.
  2. No painel Preparar, clique em Deslocamento .
  3. Clique no ícone de seleção Faces e, em seguida, especifique uma face a partir da qual deseja criar um deslocamento.
  4. Para visualizar a parede antes que seja criada, ative a opção Ativar/Desativar visualização de operação .
  5. Na caixa de diálogo Deslocamento, especifique a espessura. A distância é calculada automaticamente como metade da espessura. Não é possível editar Distância.
  6. Clique em OK.

    Deslocamento inspeciona os corpos selecionados, e se eles atendem aos critérios de operação de parede, cria uma componente de casca com as faces selecionadas.

Gerar superfície média a partir de componentes de corpos finos

Recomendamos que Localizar corpos finos seja usado primeiro. Se forem encontrados quaisquer corpos finos, é exibida uma caixa de mensagem. Clique em OK para abrir a caixa de diálogo Midsurface automaticamente.

  1. No ambiente de Análise de tensão, crie uma simulação.
  2. No painel Preparar, clique em superfície média .
  3. Clique no ícone de seleção Corpos sólidos e, em seguida, selecione um corpo sólido com o qual deseja criar uma superfície média.
  4. Na caixa de diálogo Superfície média, clique em OK.

    Superfície média inspeciona os corpos selecionados, e se atendem aos critérios de operação de parede, eles são convertidos em operações de parede definidas pela superfície média.