Quando você executa uma análise do modelo, também chamada de simulação, as tensões e deformações tridimensionais são desenvolvidas em várias direções. Uma forma habitual de expressar estas tensões multidirecionais consiste em resumi-las a uma tensão equivalente, também denominada tensão de von-Mises. Um sólido tridimensional tem seis componentes de tensão. Em alguns casos, um teste de tensão uniaxial encontra experimentalmente propriedades do material. A combinação dos seis componentes de tensão em uma tensão equivalente única está relacionada com o sistema de tensões reais.
Tensões e deslocamentos físicos são calculados para peças ou montagens relativas ao sistema de coordenadas global para o arquivo. Os resultados desses cálculos são exibidos através do nó Resultados no navegador, bem como os nós de resultados secundários de Tensão, Esforço, Deslocamento, Fator de Segurança e Pressão de Contato.
É possível também:
O estado da tensão é calculado para uma peça ou montagens de peças. Da teoria da elasticidade, um estado de tensão tridimensional em um volume infinitesimal de material em um local arbitrário contém tensões perpendiculares e tensões de cisalhamento.
Três tensões perpendiculares, Tensão XX, Tensão YY e Tensão ZZ, e três tensões de cisalhamento, Tensão XY, Tensão YZ e Tensão XZ, definem o estado da tensão. Tensões perpendiculares de tração são positivas, tensões perpendiculares compressivas são negativas. Tensões de cisalhamento são positivas quando seus dois eixos positivos definidores giram em direção um ao outro (usando a regra da mão direita).

Para Análise de tensão estática, é possível visualizar:
Para garantir que plotagens de resultado tenham conteúdo significativo, especifique propriedades de material totalmente definidas. É possível usar o Editor de Estilo e Padrão para revisar as propriedades de qualquer material. O Editor de Estilo e Padrão pode ser acessado a partir da caixa de diálogo Atribuir materiais.
Restrições de projeto podem ser baseadas em geometria.
Para a análise estática, o resultado padrão é a Tensão de Von Mises e para a análise modal, o resultado padrão é a Frequência 1. Visualize os resultados utilizando os comandos de visualização e os nós Resultados no navegador. Estas ferramentas permitem visualizar a magnitude das tensões existentes no componente, a deformação deste e o fator de segurança da tensão. Para a análise modal, é possível visualizar os modos de frequência natural.
Os comandos de exibição ficam ativados e são encontrados no painel Exibir da guia Análise de tensão. O modo de exibição padrão suaviza os contornos.
Os comandos de exibição ficam ativados e são encontrados no painel Exibir da guia Análise de tensão. O modo de exibição padrão suaviza os contornos.


Uma análise modal calcula as frequências naturais de vibração para o número de frequências especificadas. Ela inclui frequências que correspondem a movimentos de corpo rígido. Por exemplo, em uma simulação não restringida, os primeiros seis modos ocorrem a 0 Hz, o que corresponde aos seis movimentos de corpo rígido. As restrições de projeto podem ser uma frequência ou baseadas em geometria. Para a Análise modal, o resultado padrão é a Frequência 1
É possível animal a forma deformada para mostrar a forma modal associada com uma frequência particular. Os contornos representam deslocamento relativo da peça à medida que ela vibra. Imagens de forma de modo são úteis para entender como uma peça ou montagem vibra, mas não representam deslocamentos reais. Para encontrar todas as formas de modo abaixo de uma determinada frequência, determine as próximas duas ou três formas de modo.
A opção Calcular Modos Pré-carregados executa uma simulação estrutural estática, determina as tensões, e, a seguir, calcula os modos, de acordo com a condição pré-tensionada. Sem a opção selecionada, o programa ignora quaisquer cargas estruturais definidas para a simulação de frequência.
Utilize a análise de frequência modal para testar um modelo para suas frequências de ressonância naturais (por exemplo, um silenciador vibrante durante condições de inatividade ou outras falhas).
É possível que cada uma destas ocorrências atue sobre a frequência natural do modelo, podendo provocar uma ressonância e posteriormente uma falha. A forma modal é a forma de deslocamento que o modelo adota quando é estimulado a uma frequência de ressonância. O Autodesk Inventor Simulation calcula as frequências naturais de vibração e as formas modais correspondentes. Ele apresenta as formas modais como resultados que podem ser visualizados e animados. A análise de resposta dinâmica não é oferecida no momento.