Atribuir materiais para simulação

Propriedades do material definem as características estruturais de cada parte de um modelo para uma simulação. Cada simulação pode ter um conjunto diferente de materiais para qualquer componente.

Em cada simulação, é possível substituir o material atribuído para uma determinada peça ou montagem. A substituição ocorre somente para a simulação específica e não afeta o modelo da montagem, a não ser que você faça modificações no modelo. Se você planeja utilizar simulação ao modelar os componentes, utilize materiais adequados e definidos.

Substituição de atribuição de material

  1. Na guia Análise de tensão painel Material , clique em Atribuir .
  2. Na caixa de diálogo Atribuir materiais, na coluna Material de substituição, clique na célula que corresponde ao componente com o material a ser modificado. Na lista suspensa da célula, clique em um material de substituição.

    Todas as ocorrências do componente realçado recebem a substituição de material. Deste modo, se há 16 ocorrências de um parafuso e de um material de substituição para um parafuso, a ação resultará na substituição do material em todas as 16 ocorrências do parafuso.

    Nota: É possível copiar e colar substituições de material entre as células de Material de substituição. Você pode selecionar várias linhas usando CTRL e SHIFTe, a seguir, escolher um material da lista suspensa em uma das linhas selecionadas.
  3. Substitua todos os materiais necessários e as escolhas de critérios da falha (Escoamento ou Resistência máxima) usados para os cálculos do Fator de segurança.

    Ao alterar o Fator de segurança de Resistência à escoamento para Resistência máxima à tração, um aviso mostrará que os cálculos do Fator de segurança do Inventor utilizam fórmulas diferentes, dependendo do tipo de material selecionado (frágil ou dúctil).

  4. Repita a ação de substituição para qualquer número de componentes.
  5. Clique em OK.

Modificar material ou definir novo material

Se o material a ser utilizado não está disponível no software, você poderá definir materiais novos ou modificar os existentes. Para definir um novo material ou modificar um existente, consulte Adicionar um Novo Material ou Editar Materiais.

O material deve atender aos requisitos de simulação, como valores positivos não zero para módulo de Young, Densidade e Resistência ao escoamento. Para o coeficiente de Poisson, o valor é entre 0,0 e 0,5.

Quando você define ou modifica um material, uma das opções da caixa de diálogo é o Fator de segurança.

Fator de segurança

Todos os objetos têm um limite de tensão que depende do material utilizado, o que é denominado elasticidade do material ou resistência máxima. Se o aço tem um limite de escoamento de 40. Para que um projeto não sofra deformação permanente ao superar o escoamento (a maioria dos casos), a tensão máxima permitida é de 40.000 psi.

É possível calcular fatores de segurança como a relação entre a tensão máxima permitida e a tensão equivalente (Von Mises) quando a força produzida é utilizada. É necessário que o valor seja superior a 1 para que o projeto seja aceitável. (Um valor inferior a 1 indica que existe alguma deformação permanente.) Quando a resistência máxima é utilizada, a tensão principal máxima é empregada para determinar os coeficientes de segurança.

O Fator de segurança especifica se será usada a Deformação ou a Resistência máxima à tração. A configuração padrão é Resistência ao escoamento. A definição afeta o material do componente para aquela simulação.

Para materiais dúcteis

Para materiais frágeis

UTS = Resistência máxima à tração (como nas propriedades do material)

Para a tensão máxima principal, comparamos os valores σ1 e σ3 para explicar combinações especiais de tensão, dobra, torsão ou cisalhamento:

Máx. tensão principal = σ1 (se σ3 > 0 ),

= σ3(se σ1 <0 ),

= σ1- σ3(em todos os outros casos)

σ1 = 1ª tensão principal

σ3 = 3ª tensão principal

Mostrar todas as atribuições de material

  1. Na guia Análise de tensão painel Material , clique em Atribuir .

    ou

    No navegador, clique duas vezes no nó do Material principal ou clique com o botão direito do mouse no nó e selecione Atribuir materiais.

    Todos os materiais que substituem outros materiais são listados. Por exemplo, se você tiver um componente Cobre, e substituir Cobre com Aço, existirá um nó exclusivo para Aço. O nó Aço contém nós para cada peça usando aquele material.

  2. Na caixa de diálogo Atribuir materiais, expanda os nós de material no navegador para visualizar as atribuições de material de componentes no nível de modelo de peça e as substituições de material de componente . Se todos os materiais são definidos, ignore as substituições do material.

O ícone de aviso é exibido no navegador nas seguintes situações:

Apagar uma substituição de material

Quando você usa Excluir materiais, o componente reverte para o material anterior.

Remover materiais redundantes e promover materiais

No navegador, clique com o botão direito do mouse no nó adequado e clique em uma opção:
Remover substituições redundantes
Clique com o botão direito em um nó Material ou no nó filho. Inspeciona as substituições dos nós de componente e exclui substituições de material redundantes. Use para atualizar cada simulação
Promover materiais
Para cada componente, é possível promover materiais de substituição para o arquivo do componente como uma edição CAD.
  • No navegador, clique com o botão direito do mouse em um nó de componente e clique em Promover materiais.

    A célula de substituição é atualizada para exibir Como definido. Outras simulações usando a substituição não são atualizadas.

    Cada componente com material promovido é removido das pastas do navegador de Material. Quando nenhum material existir no nó, o nó é removido.
    Nota: Com Mostrar todos os materiais ativo, o componente não é removido da pasta do navegador de Material. Somente o ícone é alterado para refletir que o material não é mais uma substituição.