Em alguns casos, os topógrafos têm o requisito legal de mostrar onde uma determinada região começa e outra termina. Para fazer isso, é possível inserir uma “máscara" sobre a área irregular que define a região em questão. Esta máscara é chamada de uma ilha. Ela é uma camada sólida com um furo que permite que a região seja mostrada através da mesma.
Você somente pode definir uma ilha a partir das classes de recurso de polígono. Isto inclui a classe de recurso de polígono normal e as topologias da área (já que elas também são classes de recurso de polígono). Por exemplo, se você estiver criando um novo desenvolvimento, poderá definir uma classe de recurso chamado DevelopmentPerimeter que define uma topologia da área com base no contorno ao redor do desenvolvimento. Você pode então criar uma ilha com base no recurso DevelopmentPerimeter.
Para que as ilhas sejam exibidas corretamente em uma plotagem, o administrador deve definir uma ordem de desenho para plotar o modelo de exibição, para que as ilhas fiquem no topo dos recursos que elas devem cobrir.
Para capturar uma ilha para uma plotagem, primeiro é preciso capturar o mapa especificado pela plotagem ou modelo que você estiver utilizando.