Sobre como utilizar um sistema de referenciamento linear

Os Sistemas de referenciamento linear (LRS) são amplamente utilizados em planejamento de transporte, no qual os sistemas de coordenadas não são suficientes para identificar ativos. Um Sistema de referência linear especifica um recurso geográfico (como uma estrada, linha de ferrovia ou rio) como um eixo e cria recursos lineares (como uma rua ou segmentos de rota) e recursos de ponto (como iluminação da rua ou mobiliário urbano) relativo àquele eixo. Cada ativo pode ser descrito por sua distância e deslocamento de um eixo.

Analistas de dados usam um sistema de referenciamento linear para gerenciamento e análise de ativos e eventos que ocorrem junto com recursos lineares. Por exemplo, um LRS pode ser usado para analisar as condições de estrada, luzes, marcos, sinais, trânsito, acidentes e assim por diante.

Seu administrador especifica as classes de recurso para cada parte de um LRS, por exemplo, eixo, segmento, ativo, rota e classes de recurso de segmento de rota usando o Infrastructure Administrator. Ao abrir um projeto que foi configurado para usar um LRS, é possível criar e atribuir recursos ao Sistema de referenciamento linear.

É possível criar qualquer recurso em um Sistema de referenciamento linear usando comandos de criação padrão (Gerenciador de exibição, Gerenciador de documentos, Explorador elétrico, formulários e assim por diante). Você atribui os recursos ao LRS mais tarde, usando formulários de classe de recurso. Os efeitos da edição ou exclusão de segmentos lineares dependem de opções que você define para o Sistema de referenciamento linear.

Elementos de um Sistema de referenciamento linear

Eixo

Um eixo é uma referência linear que talvez tenha ativos atribuídos a ela e rotas definidas para ela. As medidas são definidas em uma base do eixo. Na prática, um eixo geralmente é a linha de centro ou alinhamento. Um modelo LRS pode representar uma rede que inclui múltiplos eixos.

Segmento

Um segmento é um recurso de linha que define a geometria e a medida dos eixos. Pode ser configurado para usar um recurso de linha específico em um determinado modelo de LRS.

Rota

Uma rota é uma linha definida de forma lógica que poderá cruzar múltiplos eixos. Rotas não são necessariamente geometricamente conectadas e podem ter lacunas. Na prática, uma rota pode ser uma rota de ônibus, o caminho mais curto da fonte para o local de destino e assim por diante.

Segmento de rota

Um segmento de rota é similar ao segmento do eixo, mas faz parte de uma rota (não um eixo). Vincula para um segmento de eixo ou parte de um. Atua como um ativo de linha baseados em localização.

Deslocamentos

O deslocamento é a distância perpendicular de um ponto a partir do eixo. Inclui os seguintes componentes:

Ativos

Um ativo é um recurso atribuído a um eixo e pode ser localizado usando a medida de referenciamento linear e o deslocamento. Ativos de ponto pertencem a classes de recurso do ponto. Ativos de linha pertencem a classes de recurso de LineString.

Há três tipos de ativos:

Rotação do ativo

Existem dois tipos de rotação de ativos: