Além dos modelos do modelo da indústria utilizados para criar desenhos de modelo da indústria , há modelos de recurso que consistem em vários recursos de modelo da indústria com geometrias, atributos, legendas e conectividade interna predefinidos.
Usar modelos de recurso para criar grupos de recursos que você pode inserir e reutilizar como necessário. Por exemplo, utilize uma operação de modelo para criar banco de transformador, unidade compatível, subestação ou a seção transversal. Também é possível definir modelos para tipos de equipamentos que variam em seus valores de atributo (registros de referência).
Atribua um modelo de recurso para uma classe de recurso. Ao definir o modelo, você deve selecionar ao menos um recurso da classe de recurso que você atribuirá aquele modelo. Se o modelo de indústria tiver uma classe de recurso ativada por trabalho , o Grupo de recursos e o Recurso do grupo presente no modelo deverão ser ativados por trabalho. Todos os outros modelos de classes de recurso não devem ser ativados por trabalho. Além disso, eles devem ser adicionados ao modelo de trabalho.
Caso agrupe os recursos de modelo, será possível mover ou girar a disposição do recurso como uma única entidade. No entanto, não é possível mover os componentes separadamente ao instanciá-lo. Este comportamento é controlado pela regra de recurso Atualizar instâncias do modelo nas classes de recurso que são parte do modelo.
Exemplo: este modelo, para uma disposição de recurso elétrica, consiste em um transformador, duas junções e dois condutores. Usando este modelo, é possível instanciar cinco objetos e aplicar seus atributos e conectividade com um único clique do mouse. O modelo é agrupado: é possível inserir e movê-lo como uma única entidade. Depois, é possível continuar digitalizando condutores.
Exemplo: este modelo, para uma disposição de recurso elétrica, pode ser utilizado em áreas residenciais para criar as conexões aos pontos de serviço. Em áreas residenciais, os pontos de serviço são normalmente conectados a um transformador usando disposições de recurso idênticas. Um modelo acelera a aquisição de dados nesta situação. Esta disposição de recurso não é agrupada: é possível instanciar o modelo e, em seguida, deslocar cada ponto de serviço individualmente para sua localização exata sem mover os outros recursos.
Ao selecionar as operações que deseja incluir no modelo, os valores de atributo de cada recurso são armazenados como registros de referência. Por padrão, os registros de referência são nomeados <feature class name>_<number>. Na caixa de diálogo Criar modelo, é possível substituir a referência registro com qualquer registro de referência. Nas configurações Criar modelo, é possível selecionar o registro público de referência para aplicar quando o modelo é instanciado. (É preciso escolher um registro público de referência porque os modelos estão disponíveis para todos os usuários.)