Utilize o Editor de esquema para visualizar ou alterar as configurações para toda uma hierarquia de esquema: esquemas, classes de recursos e propriedades.
Você não pode controlar todos os aspectos de um esquema do Editor de esquema. Por exemplo, não é possível criar propriedades de associação ou de objeto, ou especificar que o sistema gere automaticamente um valor para uma propriedade. No entanto, se definir estes atributos para um esquema, o Editor de esquema exibirá as configurações atuais.
As configurações exibidas dependem do que o provedor suporta. Por exemplo, as Transações longas não aparecerão se o provedor não suportar versões.
Importe um esquema XML que foi exportado e utilize-o para definir um novo esquema para outro armazenamento de dados. Isto é útil para criar vários bancos de dados com base no mesmo esquema
Exporte o esquema selecionado como um arquivo XML para compartilhar um esquema criado no Editor de esquema com outro Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D ou com usuários de software GIS; para fazer backup de um esquema criado no Editor de esquema como um arquivo XML; ou para salvar o trabalho em andamento caso a fonte de dados original ou diretório fiquem indisponíveis.
Definir um novo esquema em uma origem de recursos nova ou existente para um provedor de banco de dados FDO (Microsoft SQL Server, MySQL, ou Oracle) ou para um armazenamento de dados SDF. Não é possível criar um esquema para uma origem de recursos SHP, mas é possível criar um novo armazenamento de dados com base no arquivo e criar um novo esquema para ele durante o processo de criação.
Selecione uma entrada de esquema na direita e clique em Nova classe de recurso. Especifique as informações para a nova classe de recurso no lado esquerdo da janela.
Selecione a entrada da classe de recurso para a propriedade à direita e clique em Nova propriedade. Especifique as informações para a propriedade no lado esquerdo da janela.
Insira o nome que será exibido no Esquema de árvore. Ele deve seguir as regras de nomeação do provedor.
Não é possível alterar o nome do esquema para um armazenamento de dados SQLite. O nome do esquema deve ser “Padrão”. Além disso, para esquemas SQLite, você não pode adicionar comentários nos campos Esquema ou Descrição de classe de recurso.
Insira uma descrição opcional do esquema.
Insira o nome da classe de recurso que será exibida na árvore Esquema. Ele deve seguir as regras de nomeação do provedor.
Insira uma descrição opcional para a classe de recurso.
Selecione a Classe de recurso para uma classe com a geometria associada. Selecione a Classe de não recurso para dados não espaciais que podem ser usados como uma versão independente ou como uma classe contida.
Para a maioria dos provedores, uma classe de recurso requer um identificador exclusivo para distingui-la de outros recursos (a não ser que a classe de recurso tenha uma classe de base a partir da qual herda um identificador).
Uma classe de não recurso não tem associação com outra classe e requer um identificador exclusivo. Como classe contida, ele define uma propriedade de outra classe de recurso ou de não recurso. Por exemplo, a Calçada poderia ser uma propriedade de uma classe de recurso de Estrada. A classe Calçada define a propriedade Estrada.Calçada. Neste caso, a classe Calçada não precisa de uma propriedade de identidade, apesar de que poderia ter uma.
Se esta classe de recurso herdar a partir de outra classe de recurso, selecione aquela superclasse. Caso contrário, selecione Nenhum. Esta configuração se aplica somente a classes de recurso (e não a classes de não recurso) e somente está disponível se o provedor suportar herança.
Clique em Sim se esta classe de recurso for uma classe abstrata. Não é possível criar recursos para uma classe abstrata, mas você pode usá-lo como uma classe de base. Esta configuração se aplica somente a classes de recursos (e não a classes de não recurso) e somente está disponível se o provedor suportar herança.
Selecione as propriedades que compõem o identificador único (para valores chave primários não nulos) para esta classe de recurso. Selecione uma propriedade para um identificador simples ou de múltiplas propriedades para um identificador composto. (Alguns provedores suportam somente identificadores simples). Crie estas propriedades antes de criar qualquer outra. Utilize os botões de seta para reordenar as propriedades.
Você deve especificar um valor para qualquer propriedade não nula de um recurso antes de verificar o recurso no armazenamento de dados. Caso contrário, você não será capaz de efetuar o recurso.
Geralmente, as propriedades do identificador utilizam um número inteiro gerado automaticamente. Isto significa que quando você adicionar novos recursos para esta classe de recurso, eles receberão um identificador exclusivo e automaticamente gerado. Se você não especificar um número inteiro gerado automaticamente para esta propriedade, será necessário inserir manualmente um identificador exclusivo para cada novo recurso que o utiliza.
Especifique os recursos de critérios que devem atender para serem adicionados a esta classe de recurso. Insira uma restrição para esta classe de recurso na caixa Restrições e clique em Novo para aplicar. Criar restrições adicionais, se necessário. Utilize os botões de seta para reordenar as restrições. Para remover a restrição, selecione e clique em Excluir. Esta configuração estará disponível somente se o provedor suportar as restrições. Sintaxe de restrição é específica ao provedor.
Especifique se o usuário que efetua o check-out de um recurso controla a operação para a exclusão de outros usuários, até que seja efetuado o check-in. Esta configuração se aplica somente a provedores que suporta o bloqueio.
Especifique se deseja ativar transações longas. Uma condicional longa de grupos de transação é alterada para um ou vários recursos. Transações longas criam diferentes versões de um recurso ou de um conjunto de recursos. Esta configuração somente se aplica às versões que suportam controle de versões.
Insira o nome da propriedade que será exibida na árvore Esquema. Ele deve seguir as regras de nomeação do provedor.
Cada propriedade é um atributo único de uma classe de recurso. Por exemplo, uma classe de recurso Estrada pode ter propriedades chamadas Nome, DateConstructed e Localização.
Selecione Dados para dados não espaciais. Selecione Geometria para uma propriedade que define a forma de um objeto.
Um tipo de dados da propriedade de Dados é booleano, byte, data/hora, decimal, simples, dupla, Int16, Int32, Int64, ou sequência de caracteres. Por exemplo, uma recurso Estrada pode ter uma propriedade denominada DateConstructed cujos os tipo de dados são data/hora.
A propriedade padrão Geometria especifica um dos quatro formatos: ponto (0 cota), curva/linha (1 cota), superfície/polígono (2 cotas) e sólido (3 cotas). Uma classe de recurso tem uma propriedade de geometria principal, mas pode ter outras propriedades de geometria. Uma propriedade de geometria é associada com um contexto espacial. Todas as instâncias de uma propriedade de geometria devem ter a mesma cota de ordenada. Nem todos os provedores suportam todos os tipos de geometria ou todas as cotas. O SHP suporta somente pontos XY, por exemplo, enquanto o Oracle suporta pontos XY, XYZ, XYZM e XYM. O padrão é XY. Além disso, ele pode ter atributos que descrevem a elevação e medida: HasElevation para Z e HasMeasure para M.
Uma classe de recurso tem uma propriedade de geometria principal, mas pode ter outras propriedades de geometria. Uma propriedade de geometria é associada com um contexto espacial. Todas as instâncias de uma propriedade de geometria devem ter a mesma cota de ordenada. Nem todos os provedores suportam todos os tipos de geometria ou todas as cotas. O SHP suporta somente pontos XY, por exemplo, enquanto o Oracle suporta pontos XY, XYZ, XYZM e XYM. O padrão é XY. Além disso, ele pode ter atributos que descrevem a elevação e medida: HasElevation para Z e HasMeasure para M.
A propriedade associação pode aparecer na lista, mas não é suportada pelo Conjunto de ferramentas do AutoCAD Map 3D. Escolha este tipo de propriedade somente se os dados existentes a utilizar e você desejar manter os dados após ele ser movido para outro armazenamento de dados.
Insira uma descrição opcional para a propriedade.
Não é possível definir esta opção, o que indica a configuração atual para esta propriedade em um esquema existente. Sim indica que o sistema gerará automaticamente os valores para esta propriedade. Geralmente, propriedades identificadoras, cujos valores identificam cada recurso de forma única, são geradas automaticamente.
Clique em um nome de atributo na árvore de esquema para exibir sua descrição. Se for possível alterar ou especificar o valor de uma propriedade, a seta para baixo ou um cursor que pisca aparecerá no campo e você poderá selecionar ou inserir um valor.
A lista muda dinamicamente para mostrar os diferentes atributos que estão disponíveis para o tipo de propriedade selecionada.