O diálogo Fronteira de Resíduo do Modelo Usinado cria uma fronteira em torno do resíduo do modelo usinado, destacando a região em que há uma diferença entre o modelo e o modelo usinado.
Selecione guia Fronteira > painel Criar > Resíduo de Modelo Usinado para exibir o diálogo Fronteira de Resíduo do Modelo Usinado.
Esse diálogo contém o seguinte:
Clonar Fronteira — Clique para criar uma cópia da fronteira selecionada. A nova fronteira é criada com o sufixo '_1'.
Travar — Clique para travar a fronteira de forma que seus parâmetros não possam ser alterados. Quando uma fronteira é travada, o botão muda para
e todos os campos de parâmetro tornam-se 'somente leitura'. Clique no botão novamente para destravar a fronteira. Isso é útil para proteger fronteiras complexas que podem levar algum tempo para serem calculadas.
— Esse ícone indica o tipo de fronteira sendo criada; nesse caso uma fronteira de Resíduo do Modelo Usinado.
- Nome — Insira o nome da fronteira.
- Modelo Usinado — Selecione o modelo usinado a partir do qual você deseja criar sua fronteira. Por padrão o modelo usinado ativo é selecionado.
- Estado do Modelo Usinado — É o estado do material em um ponto em particular do processo de usinagem. Selecione um modelo usinado a partir do qual criar uma fronteira. Por padrão, o estado de modelo usinado ativo é selecionado.
Se o estado ativo atual num modelo usinado for:
- Bloco — O modelo usinado é o estado inicial do material antes de qualquer entidade ser aplicada. Dependendo de como é utilizado, um Modelo Usinado individual também pode ser um bloco.
- Percurso — O modelo usinado é o estado do material após a aplicação de um percurso ao estado anterior.
- Ferramenta — O modelo usinado é o estado do material após a aplicação de um percurso raster denso (criado automaticamente utilizando a ferramenta).
- Detectar material + espesso que — Insira um valor limiar. O PowerMill ignora material de resíduo mais fino que o limiar especificado. O valor padrão é o valor do Sobremetal de Resíduo no modelo usinado ativo, mas você pode alterar para qualquer outro valor. Caso você altere este valor, o PowerMill calcula o modelo usinado apropriado internamente.
- Expandir área por — Insira um valor para expandir áreas de resíduo pela distância especificada (medida ao longo da superfície). Um valor negativo reduz o tamanho de áreas de resíduo.
- Tolerâncias — Utilize esses campos de opção para especificar os valores de Tolerância e Sobremetal utilizados para criar a fronteira.
- Tolerância — Insira um valor para especificar a tolerância utilizada ao calcular a fronteira. O valor determina a precisão com que a fronteira segue a geometria subjacente.
- Sobremetal — Insira um valor para especificar o sobremetal de usinagem aplicado ao calcular a fronteira. Utilize um único Sobremetal para aplicar o valor como um offset à ferramenta em todas as direções.
- Sobremetal Axial — Insira um valor para especificar o sobremetal de usinagem como um offset, somente na direção do eixo ferramenta. Isso controla a posição da ponta da ferramenta utilizada para usinagem, com relação à ferramenta real.
- Usar Sobremetal Axial — Selecione para especificar um Sobremetal Axial. Selecionar essa opção modifica o campo Sobremetal para Sobremetal Radial. Utilize um Sobremetal Radial para aplicar o valor como um offset à ferramenta radialmente. Isso controla o tamanho da ferramenta usada para usinar com relação à ferramenta atual.
Sobremetal — Clique para exibir a guia Superfícies do diálogo Sobremetal do Componente. As funções na guia Superfícies permitem especificar os sobremetais das diferentes superfícies de fronteira.
- Ferramenta — Selecione a ferramenta utilizada pelo percurso.
Para criar uma nova ferramenta, selecione uma ferramenta na lista
, ou selecione uma ferramenta existente na lista à direita.
- Limitar Fronteira — Selecione para limitar a fronteira por uma fronteira existente.
- Verificação Automática de Colisão — Selecione para habilitar verificação automática de fronteiras no cálculo. Quando selecionado, a ferramenta, a haste e o suporte são verificados quanto a colisão. A fronteira resultante contém apenas os movimentos sem colisão. Isso pode criar gaps na fronteira.
- Bloco — Selecione uma opção na lista para especificar se a ferramenta é permitida ou não fora do bloco.
- Permitir que fronteira seja exclusiva — Selecione para criar uma fronteira que pode se tornar uma fronteira exclusiva. A fronteira somente se torna exclusiva quando associada a um percurso ou modelo usinado. Uma fronteira exclusiva é associada a um percurso específico e não pode ser utilizada por qualquer outro percurso. Para utilizar a mesma fronteira em outro lugar, você precisa duplicá-la.
Informação — Movimente o mouse sobre esse botão para exibir informações sobre a fronteira exclusiva.
- Aplicar histórico de edição durante cálculo — Quando selecionado, aplica a lista de edições à fronteira quando recalculada. Quando não selecionado, a fronteira é recalculada utilizando as opções nesse diálogo, mas nenhuma edição é aplicada.
Visualizar edições de fronteira — Clique para exibir o diálogo Histórico de Edição de Fronteira, que permite visualizar todas as edições realizadas na fronteira.
- Aplicar — Clique para calcular a fronteira imediatamente, utilizando as configurações de parâmetro do diálogo.
- Fila — Clique para verificar se todos os parâmetros utilizados para calcular a fronteira são aceitáveis. A fronteira é adicionada à fila de cálculo e o diálogo é fechado. A fronteira é calculada em segundo plano quando o PowerMill estaria de outra forma ocioso.
- Aceitar — Clique para armazenar os parâmetros de fronteira. Isso fecha o diálogo sem calcular a fronteira. A fronteira é calculada automaticamente quando necessário.
- Cancelar — Clique para fechar o diálogo sem armazenar os parâmetros de fronteira.
Nota: Para maiores informações sobre como utilizar fronteiras de resíduo do modelo usinado, consulte Exemplo de Fronteira de Resíduo do Modelo Usinado.