Essa opção permite projetar elementos de CA no modelo de estrutura definido.
Após calcular as forças que operam em uma estrutura, você normalmente passa para o estágio de projetar elementos de estrutura específicos. Após selecionar os elementos de CA e clicar na opção Armadura fornecida de elementos de CA, o Robot começa a analisar a seleção de elementos. Com base no tipo de elemento de CA e suas propriedades (como geometria, sistema de coordenadas e método de suporte), cada elemento é transferido para o módulo de CA correspondente. Os elementos de CA são transferidos na seguinte ordem:
Após concluir a transferência, o Robot exibe a caixa de diálogo Parâmetros de elementos de CA (como na imagem abaixo), onde é possível selecionar combinações, tipo de agrupamento e assim por diante.
A caixa de diálogo acima é exibida para as vigas de CA. Outros tipos de elementos de CA apresentam caixas de diálogo específicas. Após especificar e aceitar as configurações nessa caixa de diálogo, os elementos transferidos serão removidos da seleção de elementos para transferência para os módulos de CA.
Se as definições dos elementos de CA transferidos incluírem erros, o Robot poderá não conseguir atribuí-los aos módulos apropriados e será exibida uma mensagem de erro.
As cargas relevantes são transferidas para a coluna e são exibidas na caixa de diálogo Cargas.
Nessa caixa de diálogo, é possível determinar o tipo de cargas a serem transferidas. Isso abrange casos simples ou combinações manuais.
Além dos valores e naturezas das cargas, o campo Grupo contém o número da barra da qual uma carga é transferida.
Para ativar a transferência para o módulo Projeto de coluna de CA, as seguintes condições precisam ser atendidas:
Se um grupo de colunas tiver que ser projetado em conjunto (os cálculos resultam em um único tipo de coluna para todas as colunas do grupo), selecione as colunas e escolha um dos tipos de agrupamento:
De acordo com o andar. Com base na geometria da estrutura, a estrutura é dividida em andares. Em seus níveis de base, a árvore dos módulos de vigas e colunas é criada no cálculo, o que atribui elementos ao nível relevante.
De acordo com a geometria. Atualmente disponível somente para colunas. Os elementos da mesma geometria são tratados como um elemento de cálculo. Isso é projetado para muitos grupos de combinações resultantes de cargas que atuam em elementos individuais. Todos os elementos são projetados para a disposição de cargas mais desfavorável. A caixa de diálogo das cargas exibe o mesmo número de grupos de carga que a quantidade de colunas selecionadas. Uma coluna resultante, capaz de resistir à carga correspondente a cada grupo, está disponível após o cálculo. São exigidas condições idênticas de geometria das colunas (seção e altura) e de suporte das colunas para que o grupo seja calculado.
Cadeia de colunas. Uma cadeia de colunas é constituída por colunas posicionadas uma sobre a outra quando o nó superior da barra inferior é simultaneamente o nó inferior da barra superior. De forma simultânea, as colunas selecionadas são automaticamente atribuídas às suas colunas superiores.
Se várias opções de agrupamento forem selecionadas ao mesmo tempo, será feita uma verificação sobre a possibilidade de agrupamento de colunas sob a forma de cadeia. Se não for possível fazer isso, será realizada uma verificação envolvendo questões de geometria e, por fim, de andares.
As cargas relevantes são transferidas para a viga e não são exibidas na caixa de diálogo Parâmetros de elementos de CA.
No caso de sapatas contínuas, os deslocamentos são transferidos, assim como o coeficiente de fundação elástica Kz.
Para permitir a transferência para o módulo de projeto de viga/sapata contínua de CA, as seguintes condições precisam ser atendidas:
Nessa caixa de diálogo, é possível determinar o tipo de cargas a serem transferidas. Isso abrange casos simples ou combinações manuais.
O campo Tipo de agrupamento contém opções que permitem agrupar automaticamente elementos de acordo com determinados critérios (isso não funciona para sapatas contínuas).
De acordo com o andar. Com base na geometria da estrutura, a estrutura é dividida em andares. Em seus níveis de base, a árvore dos módulos de vigas e colunas é criada no cálculo, o que atribui elementos ao nível relevante.
De acordo com a geometria. Atualmente disponível somente para colunas. Os elementos da mesma geometria são tratados como um elemento de cálculo. Isso é projetado para muitos grupos de combinações resultantes de cargas que atuam em elementos individuais. Todos os elementos são projetados para a disposição de cargas mais desfavorável.
A guia Suportes determina quais elementos adjacentes são tratados como suportes para a viga indicada. Isso tem um impacto direto no tipo e na forma da armadura na viga em questão.
Na parte inferior, a guia Suportes exibe uma tabela de elementos adjacentes (número da barra juntamente com uma legenda da seção).
Os suportes na forma de colunas são identificados automaticamente.
Um painel (ou uma série de painéis adjacentes) é transferido para o módulo de projeto junto com os resultados das áreas de armadura necessárias.
Para permitir a transferência para o módulo de projeto de vigas paredes de CA, as seguintes condições precisam ser atendidas:
O Robot transfere automaticamente cargas no centro de gravidade da seção transversal da base da parede para este módulo. As cargas são apresentadas no layout Cargas, na guia Reduzida. As cargas reduzidas são calculadas com base no método FEM.
Para ativar o módulo de projeto de parede de CA, as seguintes condições precisam ser atendidas.
É possível para paredes agrupadas segundo a categoria De acordo com o andar (consulte a descrição das vigas de CA).
O módulo de projeto de fundação de CA tem as reações de um suporte determinado que consiste na carga aplicada à sapata. As reações são atribuídas ao nível superior do pilar da coluna e são exibidas na caixa de diálogo Fundação – cargas.
O módulo de projeto de fundação permite o seguinte:
Na parte inferior da caixa de diálogo, existem ferramentas para determinar o tipo de cargas a serem transferidas. Isso abrange casos simples ou combinações manuais.
Os suportes são transferidos para o módulo com base nos seguintes princípios (agrupamento automático de suportes):
Se estiverem selecionados especificamente dois suportes e você escolher Projeto de fundação de CA, será solicitado que você especifique se deve ser projetada uma sapata distribuída com duas colunas. Se for esse o caso, as seguintes cotas geométricas serão lidas em um modelo de estrutura: a distância entre os eixos das colunas e2 (não pode ser modificada) e as cotas padrão de um pilar de fundação a1, a2, b1, b2.
No modelo de estrutura, o programa também lerá os valores das forças relevantes correspondentes aos valores de reações nos sistemas locais dos nós selecionados.
Além dos valores e naturezas das cargas, o campo Grupo contém o número da barra da qual uma carga é transferida.
Se um grupo de nós for selecionado, as reações originadas em nós de uma estrutura específica efetuarão uma interseção. Seus nomes serão exibidos na coluna Grupo. Se for projetado um grupo de fundações, o processo gerará o cálculo de uma fundação que atenda às condições para todos os nós de suporte selecionados.
As reações transferidas para o módulo Fundações são reações no sistema de coordenadas da estrutura local. Isso é importante no caso de estruturas espaciais com orientação diferenciada de colunas.
Se um grupo de suportes sob a aresta do painel estiver selecionado, será criado o projeto para fundação contínua no Projeto de fundação de CA.
Nesse caso, a distância entre os nós externos será definida como um comprimento (L) no Projeto de fundação de CA.
As cargas de nós (cargas concentradas) serão transferidas para cargas distribuídas levando em conta a distância entre os nós. Se o nó pertencer a mais de um painel, os valores de cargas concentradas serão divididos pelo número de painéis.
Além dos valores e naturezas das cargas, o campo Grupo contém o número do nó do qual uma carga é transferida.
O campo Agrupamento permite agrupar elementos de acordo com determinados critérios:
De acordo com o andar. Com base na geometria da estrutura, a estrutura é dividida em andares. Em seus níveis de base, a árvore do módulo de fundação é criada no cálculo, o que atribui elementos ao nível relevante.