Essa opção analisa a punção em lajes resultante de cargas de forças concentradas e forças de reação dos suportes da laje.
Essa caixa de diálogo permite as seguintes opções:
Visualizar e adicionar o ponto de verificação definido pelo usuário
Se os suportes de pontos estiverem definidos em uma estrutura, eles serão automaticamente inseridos na lista de pontos e indicados pela letra S com números ordinais consecutivos. Para cada tipo de suporte, os seguintes valores são exibidos.
Para exibir dados de um ponto de verificação selecionado, selecione o nome na lista de pontos.
Independentemente dos suportes, os pontos de verificação podem ser definidos pelo usuário.
Para definir um novo ponto de verificação, clique em Novo, no campo Pontos de verificação. Sempre que você clicar na opção Novo, será adicionado à lista de pontos um ponto de verificação indicado pela letra P e por um número ordinal consecutivo. Quando um ponto de verificação for selecionado, os campos de definição da posição do ponto, da geometria da carga e dos valores da força de punção ficarão ativos. Esses valores serão salvos (não é necessária nenhuma operação adicional para confirmá-los). Para excluir o ponto de verificação adicionado, selecione-o e clique em Excluir. Não é possível excluir os pontos, que são os suportes definidos na geometria da estrutura (indicados pela letra S).
Cabeçotes de suporte (coluna)
É possível definir os cabeçotes sobre os suportes (colunas) considerados nos cálculos de punção. A opção Cabeçote deve estar ativa (campos em que as cotas estão disponíveis) e os valores de cabeçote devem ser definidos. Para o cabeçote em um suporte retangular, esses são os comprimentos dos lados do cabeçote no nível em que o cabeçote alcança a laje (indicados pelas letras a e b) e a altura do cabeçote é indicada pela letra h. Para os cabeçotes sobre suportes circulares, a referências são d (diâmetro do cabeçote) e h (altura do cabeçote para um cabeçote circular) ou os comprimentos dos lados do cabeçote (indicados pelas letras a e b) para um cabeçote retangular.
Quando o suporte pertence a um grupo, o cabeçote é aplicado a todos os elementos desse grupo.
Agrupamento de pontos
Tanto os pontos de verificação adicionais quanto os suportes podem ser agrupados para modificar facilmente a geometria. Agrupe os pontos manualmente selecionando os nomes e clicando em >. Agrupe todos os suportes clicando em >>.
Será possível agrupar os pontos de verificação adicionais se tiverem o mesmo tipo de geometria. No caso de suportes, é necessário existir compatibilidade entre as cotas dos suportes. Se as condições de compatibilidade entre as cotas dos suportes não forem atendidas, os pontos de verificação ou os suportes (não compatíveis com os primeiros listados) serão excluídos na confirmação do grupo.
Quando são agrupados pontos com diferentes cotas, os valores das cotas são aceitos com base no primeiro ponto definido no grupo. Quando um novo ponto é adicionado ao grupo, suas cotas são automaticamente alteradas para serem compatíveis com as cotas do grupo. O agrupamento de suportes com diferentes cotas de cabeçote é feito por analogia.
Quando o grupo é definido, qualquer alteração no componente arbitrário do grupo se relaciona com todo o grupo e é modificada.
Apresentação dos resultados dos cálculos
Na análise de punção para cada tabela de pontos de verificação, os seguintes valores são apresentados.
Os resultados da análise de punção para pontos individuais são exibidos em cores correspondentes ao resultado do cálculo.
A circunferência crítica é apresentada graficamente no layout Lajes – punção, como uma linha verde ao redor das colunas. A faixa de armadura de punção é mostrada graficamente em um desenho final de uma laje (desenho de forma).
A caixa de diálogo pode incluir opções adicionais, dependendo da norma selecionada do projeto de estrutura de CA.
Norma ACI
Quando selecionada, a opção Tipo também está disponível. Cada suporte determina sua posição na laje, na aresta da laje ou no canto da laje. O tipo de suporte é usado durante o cálculo da força de punção admissível [ACI 318 11.12.2.2].
Norma EC2
Quando selecionada, a opção b também está disponível. Para cada suporte, o parâmetro determina a posição do suporte na laje, na aresta da laje ou no canto da laje. É usado um valor desse parâmetro durante o cálculo da força de punção [ENV 1992-1-1 EC2 4.3.4.3].
Consulte também: