Zonas

Selecione a guia Zonas na caixa de diálogo Diagramas (FEM) para alterar o método de transformação para área teórica (necessária) em zonas nas quais a armadura real (fornecida) será gerada.

O intervalo de cada uma das zonas pode ser alterado. O fator da área da armadura que faz referência à área máxima da armadura teórica (necessária) em uma determinada zona também pode ser alterado. Clique em Aplicar quando as alterações estiverem concluídas.

O campo Coordenadas apresenta as coordenadas dos cantos de uma zona retangular (primeiro o canto inferior esquerdo e, em seguida, o canto superior direito). O ponto de referência para o cálculo dessas coordenadas é o canto inferior esquerdo de uma viga parede do primeiro vão da viga parede da esquerda.

O método de geração de zona depende da norma selecionada para a armadura fornecida.

Para cálculos de acordo com a norma francesa BAEL, a armadura necessária é transformada nas zonas principal inferior, principal superior, distribuída inferior, distribuída superior e distribuída vertical. No caso de vigas paredes, a zona da armadura distribuída superior é adicionalmente dividida em duas partes. Se as aberturas tiverem sido definidas em uma viga parede, cada uma criará as zonas superior, principal inferior, distribuída inferior e superior e suspensa da armadura de abertura.

Os cálculos de acordo com a norma polonesa PN têm a possibilidade de gerar zonas de apoio próximo e zonas ao redor dos locais em que as cargas concentradas são aplicadas. Essa abordagem corresponde aos requisitos de construção recomendados em estudos poloneses e, além disso, permite o reforço de áreas nas quais ocorre a concentração de cargas. Isso acontece sem uma armadura excessiva nas áreas restantes de uma estrutura. Zonas verticais de apoio próximo, zonas horizontais de apoio próximo e zonas em que as cargas são aplicadas também são geradas.

Consulte também: Descrição detalhada do método de geração de zona.