As opções localizadas nessa caixa de diálogo permitem a otimização da geometria de uma viga ou de uma sapata contínua com relação ao consumo médio de aço por elemento. A caixa de diálogo apresentada na figura abaixo é aberta quando o botão de otimização de geometria é pressionado na caixa de diálogo Opções de cálculo.
Para executar uma otimização de viga de CA/sapata contínua, primeiro deve ser selecionada uma dimensão que será uma variável otimizada: h – altura de uma seção transversal da viga ou b – largura de uma seção transversal da viga. Ambas as dimensões podem ser variáveis simultaneamente; no entanto, a definição da relação de dimensão b/h é necessária; esse parâmetro não será alterado durante a otimização.
Também é possível definir valores máximos/mínimos (hmáx e bmín/bmáx) que determinam um limite para aumentar as dimensões geométricas de uma seção transversal da viga. Se essas limitações não forem aplicadas, os valores máximos dessas variáveis disponíveis no programa (10,0 m) se tornarão nos valores limite.
Há dois critérios disponíveis para a otimização da geometria da viga:
Ao executar a otimização, a discretização é aplicada. O valor de alteração para um valor de variável otimizado é determinado em cada campo de alteração de dimensão.
No caso de vigas com vários vãos, uma limitação adicional de otimização pode ser imposta forçando a dimensão transversal idêntica de vãos individuais. É possível limitar as alterações de uma e de ambas as dimensões.