Essa opção é usada para determinar a localização dos enrijecedores ao longo do comprimento do membro. Está disponível após pressionar o botão Enrijecedores, localizado na caixa de diálogo Definição de membro – Parâmetros.
A caixa de diálogo acima permite definir a distribuição dos enrijecedores transversais sobre o comprimento da viga (em coordenadas reais ou relativas com relação ao comprimento da viga).
Com base nas posições dos enrijecedores transversais, o programa determina o comprimento de uma alma não enrijecida; se a esbeltez da alma de uma viga em flexão ultrapassar os valores permitidos especificados no ponto 4.3.1.1 da norma, o programa executará a verificação das tensões mín./máx. (4.3.2-1) calculadas com base nas tensões normais críticas σcr (4.3.2-2a,c) e nas tensões de cisalhamento críticas τcr (4.3.2-3a,c).
O caso de uma viga com enrijecedores transversais, não carregada por tensões locais (σc = 0,0), é considerado pelo programa. A verificação de tensão é executada em pontos da viga definidos pelo usuário na caixa de diálogo Configuração/Pontos de cálculo/Número de pontos. Para vigas com enrijecedores transversais, sugere-se que os pontos de cálculo sejam selecionados de forma que coincidam com os centros dos painéis da alma determinados pelos enrijecedores transversais.