Armadura transversal

Quando o comando Padrão de armadura for chamado e a guia “Armadura transversal” for selecionada, a caixa de diálogo mostrada abaixo será exibida na tela.

Na caixa de diálogo acima, o usuário pode definir o método de seleção da armadura transversal:

A opção Espaçamento disponível permite definir os critérios de espaçamento da armadura transversal: ao definir um valor no campo Multiplicação de espaçamento, o usuário receberá o espaçamento da armadura transversal como um múltiplo desse valor. Por exemplo, ao definir a multiplicação de espaçamento como 5 cm, o espaçamento da armadura será 5, 10, 15, 20 cm etc.

Outra possibilidade consiste em usar a lista de espaçamento predefinida (o espaçamento de Caquot é usado como padrão) que pode ser livremente modificada.

Um usuário também pode definir a distância entre um primeiro estribo e uma face de apoio, aproveitando a opção Posição dos estribos em extremo.

As opções localizadas nessa caixa de diálogo permitem determinar a armadura de carga de travamento. Os seguintes botões são usados para isso (pressioná-los resulta na abertura de caixas de diálogo adicionais):

As opções usadas para definir o sistema de armadura transversal no nível de seção da viga estão localizadas no campo Seção. O mecanismo de seleção de forma pode ser definido individualmente pelo usuário com a opção Definição de usuário. Para que essa opção esteja ativa, o número preciso de colunas de armadura deve ser predefinido na guia Geral, ou seja, Nmín = Nmáx. Uma caixa de diálogo separada com a vista de seção geral da viga na qual a armadura transversal é mostrada simbolicamente será exibida. Colocando o cursor no campo Lista de barras e clicando na ordem nas barras transversais, marcamos a forma e o layout da armadura transversal. As formas definidas devem ser figuras fechadas para os estribos. O símbolo de pino ou grampo é uma linha reta que conecta duas barras longitudinais. Cada forma definida deve ser confirmada pressionando o botão Aplicar.

As seguintes opções são fornecidas no campo Estribos abertos:

Nota: A forma de um estribo aberto é determinada com base na opção selecionada na guia Formas.

No campo l =, o usuário deve definir a altura da peça do estribo que se estende acima da aresta da viga superior. Se a opção Pino estiver ativada, ela permitirá a geração de um pino que fecha o estribo aberto na parte superior.

Outro método para selecionar a forma da armadura transversal na seção da viga é a opção AUTO. O usuário seleciona o sistema desejado nos modelos sugeridos. Também é possível definir o diâmetro da armadura. O diâmetro 1 pertence à armadura transversal (os três primeiros modelos), o diâmetro 2 é atribuído ao resto dos modelos, ou seja, pinos e grampos. Devido a isso, o usuário pode definir livremente a armadura e os diâmetros dos tipos individuais de armadura transversal.