A análise harmônica no domínio de frequência consiste em executar sequencialmente a análise harmônica para valores de frequência sucessivos em um intervalo selecionado. No software, um caso de análise FRF (Funções de resposta em frequência) é um caso composto, incluindo subcasos. Cada um dos subcasos tem uma solução para a análise harmônica com uma frequência especificada.
Para definir um caso de análise harmônica no domínio de frequência, é necessário alterar um tipo de análise de um caso estático. Primeiro, é preciso definir um caso estático com cargas ou combinações de caso e, em seguida, alterar o tipo de caso para a análise harmônica no domínio de frequência. OBSERVAÇÃO: Somente é possível quando o caso de carga é precedido pelo caso de análise modal (ou seja, o caso de análise modal foi definido anteriormente). Também é possível definir um caso de análise harmônica no domínio de frequência definindo-o como um novo caso e, em seguida, definindo cargas como para um caso estático.
Para executar a análise harmônica no domínio de frequência, é necessário obter resultados para o caso de análise modal (vibrações próprias da estrutura) que você definiu anteriormente. O software soluciona a análise FRF usando o método de decomposição modal. Você precisa escolher um número suficiente de modos de vibração própria na análise modal anterior ao caso FRF, para obter resultados confiáveis para a análise harmônica FRF.
A análise harmônica no domínio de frequência é necessária para estudar a receptividade à vibração da estrutura. A finalidade dessa análise é obter uma Função de resposta em frequência (FRF) para um nó selecionado do modelo. A Função de resposta em frequência expressa a resposta da estrutura a determinadas vibrações harmônicas no domínio de frequência. Uma plotagem da função indica a frequência com que a influência das vibrações em uma estrutura é máxima. É possível continuar com a análise do histórico de tempo para uma frequência crítica selecionada.
As Funções de resposta em frequência são expressas com mais frequência em valores de deslocamento, velocidade ou aceleração. Além disso, elas podem ser transformadas para expressar esses valores em relação à força.
Os resultados da análise harmônica no domínio de frequência são valores de deslocamento e força típicos.
A partir da versão 2019: