Comentários sobre o cálculo de armadura de laje e casca

Tensões complexas

Os métodos simplificados permitirão cálculos mais rápidos se ocorrer estado de flexão pura (lajes, flexão simples) ou estado de membrana (estrutura de tensão do plano, compressão/tensão). Para estados complexos (cascas) com a atuação de forças de membrana adicionais (N x N xy , N y ), não existem algoritmos simplificados desenvolvidos. A implementação da abordagem analítica é a única linha de ação permitida.

Uma vez que as cascas modeladas costumam funcionar como lajes (com a atuação de leves forças de membrana), ainda permanece a possibilidade de calcular momentos de acordo com o método simplificado selecionado e esses momentos do projeto são sobrepostos às forças longitudinais N x , N y .

Nesse contexto, importa salientar que esse procedimento se justifica apenas para forças de membrana relativamente pequenas, sendo o usuário responsável pela aplicação do procedimento.

Comparação dos métodos apresentados

Nos testes executados, as diferenças entre os resultados obtidos ao calcular a armadura usando o método analítico e os métodos simplificados não ultrapassaram 5% da área da armadura (os métodos simplificados produziram uma armadura máxima ligeiramente maior).

O método analítico é o mais complicado em relação ao procedimento computacional. A duração dos cálculos por meio do método analítico (exceto cálculos de lajes com armadura unidirecional) pode aumentar consideravelmente (dependendo da estrutura, a duração aumenta de 100% a 500%) em comparação com os métodos Wood&Armer ou NEN.