Lista de métodos disponíveis

Métodos gerais

(“escala”, alternative_division, formato)

O método “escala” retorna um texto formatado que descreve a escala de uma imagem. Se a escala da figura for expressa por uma fração típica, por exemplo, 1/50, 1/25, 1/10 etc., será escrita precisamente dessa maneira. Caso contrário, a escala assume a forma de uma fração decimal, arredondada para vários pontos decimais significativos, acompanhados por uma inscrição que determina uma “divisão alternativa”. Deve ser um texto na forma de uma relação de duas unidades de comprimento, por exemplo, “cm/m”. No terceiro parâmetro (opcional), pode haver ocultação do símbolo de uma fração (padrão “:”

- na França, a barra “/” é preferível).

Além disso, pode aparecer um dígito que designe a precisão.

Escalas que diferem nas direções horizontal e vertical serão expressas nesta ordem e conectadas com a letra pequena “x”. Exemplo:

@legenda(“escala”,“cm/m”,“/3”) pode produzir o seguinte valor “1/50x2,15cm/m”

A escala horizontal pode ser expressa pela fração 1:50 (gravada com uma barra). A escala vertical não é uma fração simples. Portanto, foi formatado de forma alternativa, que é: “2,15 cm/m”

(“Steel_symbol”, steel_type)

O método “steel_symbol” retorna um símbolo de aço. É obrigatório definir o tipo de aço, que deve assumir um dos quatro valores de letras: “R” (nervurado) – aço com nervura, “P” (simples) – aço plano, “L” (longitudinal) – aço longitudinal, “T” (transversal) – aço transversal. Em vez de um valor zero, o método retornará uma mensagem de falha.

(“aço”, unidade, steel_type)

O método “aço” retorna o peso/massa do aço usado em uma estrutura. O parâmetro “unidade” é opcional (valor padrão “kg”) e pode ter a forma de uma unidade de massa ou peso. O tipo de aço, se determinado, pode ter um dos quatro valores de letras: “R” (nervurado) – aço com nervura, “P” (simples) – aço plano, “L” (longitudinal) – aço longitudinal, “T” (transversal) – aço transversal. A ausência de tipo de aço nos parâmetros de chamada desse método significa que o valor designa a quantidade total de aço usado. Em vez de um valor zero, o método retornará uma mensagem de falha.

(“concreto”, unidade)

O método “concreto” retorna o volume de concreto usado em uma estrutura. O parâmetro “unidade” é opcional (valor padrão “m^3”). Em vez de um valor zero, o método retornará uma mensagem de falha.

(“gabarito”, unidade)

O método “gabarito” retorna a área do gabarito. O parâmetro “unidade” é opcional (valor padrão “m^2”). Em vez de um valor zero, o método retornará uma mensagem de falha.

(“cobertura”, unidade, cover_type)

O método “cobertura” retorna o tamanho da cobertura de concreto. O parâmetro “unidade” é opcional (valor padrão “cm”). O parâmetro “Cover_type” faz sentido no caso de vigas e pode ter um dos dois valores de letra: “B” (inferior) – cobertura inferior/principal ou “L” (lateral) – cobertura lateral.

(“número”)

O método “número” retorna o número de elementos.

(“concrete_class”)

O método “concrete_class” retornará a classe de concreto ou o erro se a classe não for determinada.

(“fck”, unidade)

O método “fck” retorna a resistência do concreto. O parâmetro “unidade” é opcional (valor padrão “MPa”).

(“fyk”, unidade, steel_type)

O método (“fyk” retorna a resistência do aço. O parâmetro “unidade” é opcional (valor padrão “MPa”). O parâmetro “steel_type” pode ter um dos quatro valores de letras: “R” (com nervura) – aço com nervura, “P” (simples) – aço plano, “L” (longitudinal) – aço longitudinal, “T” (transversal) – aço transversal. Se o parâmetro não tiver sido definido e um elemento de CA contiver tipos de aço com diferentes valores de resistência, o método terminará em uma falha.

(“steel_class”, steel_type)

O método “steel_class” retorna o grau do aço. O parâmetro “steel_type” é obrigatório e pode ter um dos dois valores de letras: “L” (longitudinal) – aço longitudinal, “T” (transversal) – aço transversal.

(“seção”, unidade, símbolo de conexão)

O método “seção” retorna a seção dominante do elemento de CA (seção idêntica ao longo de 85% do comprimento do elemento). O parâmetro “unidade” é opcional (valor padrão “cm”). O terceiro parâmetro “símbolo de conexão” (padrão “x”) é usado para conectar as duas cotas de uma seção.

(“nível”)

O método “nível” retorna o nome do nível no qual um elemento de CA foi definido.

(“fire_resistance”)

O método “fire_resistance” retornará o valor de resistência ao fogo em horas ou um erro se o valor não for determinado.

(“cracking_category”)

O método “cracking_category” retornará o grau de fissuras permitidas em um elemento de CA ou um erro se não for determinado.

(“exposure_class”)

O método “exposure_class” retornará a classificação de exposição ou um erro se não for determinado.