A guia Definição das estruturas bidimensionais é apresentada a seguir.
Em uma estrutura bidimensional, o plano do corte deve ser paralelo ao eixo OZ. Portanto, para definir somente uma linha reta, isso seria a interseção do plano de corte e do plano OXY. Também é possível definir um segmento de comprimento especificado para ser cortado. Tais segmentos podem formar uma polilinha de forma arbitrária.
É possível definir pontos graficamente indicando os nós à direita ou textualmente fornecendo as coordenadas dos pontos ou números de nó na caixa de diálogo.
Um corte de estrutura bidimensional pode ser definido de três formas.
- Ao definir dois pontos – Insira (graficamente ou escrevendo-os nos campos) as coordenadas de dois pontos que definem o início e o fim do segmento para o qual a quantidade selecionada será apresentada.
- Ao definir uma linha paralela ao eixo e um ponto – Selecione um eixo do sistema de coordenadas global (eixo X ou Y) com relação ao qual o corte deve ser paralelo. Defina a distância entre o plano do corte e o início do sistema de coordenadas. Se a definição de corte for executada graficamente, indique o nó no corte definido após selecionar o eixo necessário.
- Ao definir um ponto e uma direção – Defina uma linha reta em vez de um segmento. Indique dois pontos ao definir graficamente. Insira um ponto que pertença à linha e a direção da linha (dx e dy) ao definir manualmente.
Para definir um corte para uma estrutura 2D, siga estes procedimentos.
- Selecione o método de definição do corte.
- Determine os parâmetros de corte.
- Forneça um nome para o corte.
- Selecione a cor do corte.
- Clique em Novo.
O corte definido será adicionado à lista de cortes disponíveis na guia Cortes.