Corrigir uma malha inconsistente de elementos finitos volumétricos

Ao gerar uma estrutura com base em um modelo padrão ACIS (como importar arquivos *.DXF, *.DWG e *.SAT), podem ocorrer inconsistências na malha entre as arestas de objetos de superfície ou entre faces sólidas. Isso pode resultar de um modelo de estrutura incorreto ou de uma substituição imprecisa de um modelo matemático por um modelo discreto usado no programa Robot. Para corrigir as inconsistências na malha do elemento volumétrico:

  1. Abra o tipo de estrutura Projeto de casca.
  2. Carregue o arquivo externo do modelo ACIS (*.DXF, *.DWG ou *.SAT).
  3. Atribua qualquer espessura temporária à estrutura para que uma malha de elemento de superfície possa ser gerada.
  4. Gere um modelo de cálculo para gerar a malha do elemento.
  5. Corrija a malha manualmente:

    A correção manual consiste em alterar os nós que causaram a inconsistência. Por exemplo, para a estrutura na Figura 1, a malha é inconsistente na aresta 1÷2 e os lados de três elementos se encontram com o lado de um elemento. Para corrigir a malha, selecione o nó 10 e alterne-o para o nó 1. Em seguida, selecione o nó 11 e alterne-o para o nó 2. Em seguida, exclua os nós coincidentes e os elementos distorcidos que foram criados ao alterar os nós 10 e 11.

  6. Exclua os nós coincidentes e os elementos distorcidos usando o menu Editar > Corrigir.
  7. Altere o tipo de estrutura para Projeto de estrutura volumétrica (clique no menu Geometria > Tipo de estrutura).
  8. Abra a caixa de diálogo para a definição de sólido (clique no menu Geometria > Sólidos) e selecione a lista de elementos de superfície Criado com: que definem um sólido. Em seguida, selecione Excluir elementos de superfície e selecione toda a estrutura usando Adicionar para criar um sólido.

A Figura 2 mostra o resultado final da correção da estrutura volumétrica. Se uma estrutura de casca precisar ser corrigida, completar as etapas 1 a 6 será suficiente.

Fig. 1 Mostra malha inconsistente em uma estrutura volumétrica – aresta 1÷2

Fig. 2 Malha após realizar a correção